MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sábado, 25 de junho de 2011

O rei João e os príncipes João e Miguel

Longe estava Manuel da Josefa quando segurou o cavaleiro João Moura em cima do cavalo, que estaria a proporcionar o primeiro de muitos momentos sensacionais, ao cavaleiro que marcou um estilo e uma nova faceta do toureio.
João Moura, vem de famílias ligadas ao campo e á criação de gado cavalar e de raça brava. Seu tio Cláudio Moura, importou de Espanha a ganadaria Soler, criando ele próprio uma ganadaria de referência. Como curiosidade foi ele e o ganadeiro José Pereira Palha, que até á actualidade lidaram toiros em terras mexicanas. Seu pai exímio equitador e homem conhecedor do toiro e seu tio, homem também do mundo do toiro, criaram o berço a este cinquentão que faz de cada actuação uma pintura única e cria momentos de invulgar paixão. É fácil apaixonarmo-nos pelo toureio de João Moura, pelo seu saber estar na praça, o domínio das montadas e o controlo dos toiros. Na brega oferece-lhes a garupa, ou a espádua, ladeia e galopa sem nunca lhe perder a cara, templa as investidas dos brutos até ganhar terreno para inverter a marcha, depois carrega a sorte e reúne em terrenos por vezes inimagináveis.
Como diria o Dr. António Vasco Lucas “o toureiro de Monforte aposta sublimação artística do toureio a cavalo em sobreposição às regras clássicas”.
Foi com este espírito que João Moura se apresentou em Arroches, numa homenagem a Francisco Romão Tenório, e que (Moura) e os seus dois filhos transformaram aquela noite, de 22, num momento que para sempre se guardará na memória.

 Marco Gomes