MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Portugal vive em grande, o seu fatalismo atávico...








Eu sei que o momento que se vive não é o melhor, mas que fariam aqueles que dedicam todo o tempo do mundo a protestar contra politícos, militares, funcionários públicos, banqueiros e policia, se não houvesse a crise??? Há pessoas que vivem tensamente enquistadas na revolta contra tudo e todos, e que se alimentam de maus presságios não coseguindo por isso ser felizes.
A nossa história é recheada de crises. Foi a perda de castelos para os mouros, foi o fim da primeira dinastia, foi a contestada opção pelos descobrimentos, foram os gastos sumptuosos com o dinheiro da India e do Brasil, foram os Filipes, foram as lutas entre liberais e absolutistas, foi a queda da monarquia, foi a primeira a segunda e todas as Républicas, foi o estado Novo, foi o 25A, foi o 28 de setembro, foi o 25 de Novembro, no fundo, foi Portugal na sua essência.
Agora é a crise, e os velhos do Restelo são substituídos por velhos das pastelarias e do " face", que vivem amargurados sem um único pensamento positivo e sem se lembrarem de rezar um acto de contrição, pelo contributo que deram para a crise; sim porque todos temos a nossa parte nela...

Meus amigos há que pensar positivo, tudo se vai resolver porque a crise é mundial...

No mundo do toiro afina-se pelo mesmo diapasão. Diz-se á boca cheia que os toureiros não toureiam com verdade, as empresas não sabem montar espectáculos, os ganaderos criam toiros demasiado suaves, há grupos de forcados e sites e blogues a mais, a imprensa é uma merda, os aficionados são ignorantes, e tudo isto, dito muitas vezes de catedra por qualquer manhoso (a) ignorantes sem eira nem beira de conhecimento de tauromaquia e muito menos de história.
A "Festa" é o que é, e como qualquer arte vai evoluir naturalmente. É bom não esquecer a propósito da "Festa" que D. Maria quis acabar com as corridas e não foi capaz, tendo todo poder. As tradições não acabam por decreto......

Vem agora a época animada dos prémios ( devia haver prémios para todos como no último festival da amizade). Fervilham os ciosos de consideração social, os apoderados em busca de..., a imprensa á espera poder anúnciar prémios se possivel todos os dias ( á falta de notícias), e o mundo gira e volta girar.
Convinha para animar esta época morna, que todos os toureiros mudassem de apoderados e de quadrilhas, que todas as praças fossem a concurso e se possivel houvesse mais polémicas entre critícos desdentados e gordas invejosas recalcadas e foleiras ( isto é uma imagem de estilo como é evidente)...

O que seria da vida se não fosse um entra e sai de cena, desse trágico e cómico palco que é o mundo???
A propósito, Albino Forjaz de Sampaio disse : "Já viram quanto de cómico há na vida trágica e quanto de trágico há na vida cómica?"

Para não vivermos atormentados com quaisquer que sejam as crises, temos que tentar transformar permanentemente a vida em obra de arte, e com isso compor no dia a dia, uma forma estética de existência.