MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 26 de janeiro de 2014

AÇORES - 3º dia do Forum...


Casa cheia no auditório da escola secundaria Prof. Tomás de Borba



Amanheceu chuvoso o dia na bonita cidade de Angra do Heroísmo, mas cedo o sol rompeu e o resplendor iluminou os aficionados que participam no Fórum Mundial de Cultura Taurina.

Neste sábado, logo o primeiro painel foi apresentado por Arlindo Teles, intitulado “Os valores económicos da Tauromaquia” e contou com uma notável apresentação do professor de teoria económica da universidade da Extremadura, o catedrático Juan Medina. Neste painel o catedrático, mostrou a viabilidade económica do espectáculo tauromáquico, bem como o elevado número de aficionados, o que poderá tornar este espectáculo, num espectáculo emergente e pujante.

Após uma pausa para café o coloquio seguiu com “Os valores Sociais da Festa dos Touros”, com a participação do catedrático Alejandro Pizarro, o professor Marco Gomes, o jornalista Miguel Sousa Tavares e Helder Milheiro, licenciado em filosofia e moderado pelo escritor e jornalista Juan Carlos Gil. Painel interessante, com pertinência da intervenção do professor Pizarro, Marco Gomes apresentou o seu projecto do Clube Taurino do Agrupamento de Escolas de Alter do Chão, o jornalista e escritor Miguel Sousa Tavares mostrou o seu apoio a tauromaquia, enquanto parte integradora da cultura do povo. A Protoiro apresentou um projecto de elevado interesse para divulgação e consolidação da Festa de Toiros.

Após almoço no emblemático hotel Caracol, iniciou-se o painel “O valor da solidariedade na arena”, onde um naipe de forcados de elevada craveira com Simão Comenda “a cabo” e constituído por João Simões, José Poatier e Adalberto Berelique falou desse gesto que é a solidariedade entre forcados. Mas também se falou da solidariedade da Tauromaquia perante a comunidade portuguesa, nomeadamente a realização de Festivais de beneficência em prol daqueles que mais precisam. O orador de turno foi Maurício do Vale.

Encerrou-se o dia de trabalhos com a projecção do filme “Tú solo”, que mostra o maravilhoso mundo da escola de Madrid, e como oradores a matadora Cristina Sanchez, e os matadores El Fundi e José Luís Bote, moderou o debate Patrícia Navarro.