MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

AÇORES - Ultimo dia do FORUM...

Reportagem de Marco Gomes


A “sombra” de José Tomás



O encerramento do Fórum Mundial de Tauromaquia versou quase na integra a figura do lendário toureiro José Tomás.

Na antiga praça de Toiros de S. João, actual centro de congressos de Angra, projectou-se o filme “CE Monsieur”, de Michel Dumas e que versou a actuação do matador em Nimes, onde estoqueou 6 toiros de diversas ganadarias, também Vincent Bourg, jornalista francês usou da palavra.

A anteceder esta projecção, foi apresentado o livro “Dialogo com o Navegante”, com a presença de três doa autores: Paco Aguado, Rogelio Cano e Araceli Alonso, sendo que o filosofo Francis Wolff também participou na mesa redonda.

A terminar, o filoso e catedrático de Sorbonne, Francis Wolff, leu as conclusões dos trabalhos deste III Fórum Mundial da Cultura Taurina.

No tentadeiro de Santa Barbara, conviveu-se em torno de um almoço regional, onde actuou o grupo folclórico e etnográfico “ Modas da Nossa Terra” e assistiu-se a uma demonstração de toureio, que a todos muito agradou.

Fica a promessa de a iniciativa voltar em 2016, claro está só podia ser na Ilha Terceira.