MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

A "Festa " Num País doente ....

A "FESTA" num País doente...



Oh meu país guerreiro e mareante,
Oh meu país de montes e trigais,
Descansa nos meus braços um instante
E diz-me por favor aonde vais…

Começa assim um poema extraordinário de Maria Manuel Cid que, num momento de desalento, olhou para o menos bom que se estava a passar no nosso país e recordou valores que, na sua opinião, deviam acompanhar o amor Pátrio.

Nestes últimos anos a crise económica está a ser acompanhada (ou decorreu mesmo) duma crise de valores.

Os políticos não protegem como seria seu dever a Cultura e a arte nacionais.

Muitos de nós vivem (ou convivem) com a inveja surda, com a maledicência rosnada e com a impossibilidade de reconhecer valor a quem o tem.

Parece que é atávico.

Por pensar que é assim lembrei-me de escrever esta crónica, que foi precipitada por três assuntos distintos e actuais que passo a expor:

1º - Porque será que os nossos políticos, Presidente da República incluído, deixaram pura e simplesmente de ir aos toiros , excluindo, justiça seja feita, o Dr. Pedro Santana Lopes e o Dr. Elisio Sumavielle, quando há anos atrás se pavoneavam nas corridas de postin? Perderam a aficcion? Iam ás corridas por oportunismo político? Ou pura e simplesmente não dão atenção nem têm respeito pela nossa cultura e as nossas tradições, desprezando assim valores que são a alma de qualquer povo, em nome duma “normalização” asséptica intencionalmente concebida pelos euroburocratas duma ASAE global da cultura.

Cá para mim, os políticos abandonaram com o despudor e a impunidade que lhes toleramos distraidamente, as obrigações que têm para com quem os elegeu, esquecendo-se das suas obrigações de cidadania.

2º - A imprensa generalista cultiva por sistema a hipertrofia do “desporto”, das tragédias de faca e alguidar, e dos jogos e concursos circenses ou indecorosos (casa dos segredos), entremeando com a pedagogia subliminar do politicamente correcto e das éticas que não são heréticas.

A prova do que acabo de escrever está nesta paisagem metodicamente adormecida, fazendo fé nos horários nobres e nas primeiras páginas espevitadas de escândalos de um dia e indignações de uma semana (tragédia do Meco ), que desaparecem num esquecimento mole, silenciando umas vagas rosnadelas sonolentas contra o sistema.

Estaremos de facto sob o efeito de uma maldição secular que torna permanentemente actuais os desalentos de Ramalho Ortigão, do Eça, de Guerra Junqueiro, de Antero e de todos aqueles que, há séculos, reflectem uma “Paísa”, não um País, com os contornos de Bordalo Pinheiro. Não existe quase nada de positivo num país, onde não existe quase nada de perene num povo sem memória, nem nervo, nem causas. Que adormecida apatia nos reduziu a esta dimensão exígua? A este deixa andar, a esta resignação lorpa?

Como é possível que a alta condecoração atribuída há poucos anos pelo governo Francês ao Dr. Filipe Graciosa, seja calada por toda a Imprensa, menos o falecido “Farpas”.

Será que temos tanta gente que nos honre, a ser distinguida no estrangeiro com altos galardões?

Custa a acreditar…

3º - Muitos aficionados criticam há já vários anos, o facto de as empresas não inovarem os carteis.

Numa corrida TV realizada há vários anos em Coruche, Manuel Gonçalves inovou, escolheu 6 dos melhores cavaleiros da nova geração e jogou com a vertente emocional de se tratarem de filhos netos e sobrinhos de grandes nomes do toureio a cavalo. O público não respondeu como se esperava, infelizmente para a “Festa”, e não faltou quem o atacasse.
O Campo Pequeno tem insistido em montar corridas com matadores,com resultados quase desastrosos na tentativa de inovar e projectar o toueio apeado.

João Pedro Bolota organizou um concurso de pegas e foi boicotado.  

Estes três exemplos tiveram como resposta quase generalizada a criticazinha biliosa que está em moda, a exemplo do que sucede com a incapacidade míope e mesquinha de reconhecer o devido valor a quem arrisca.

Chegámos a um ponto em que estamos todos fartos uns dos outros, prontos a cada momento para iniciar uma discussão ou uma escaramuça, o que me trás á memória um amigo meu que dizia há dias, ter a sua relação com a ex mulher chegado a uma deterioração tal que, quando ele de manhã ao acordar lhe dizia “Bom dia”, ela respondia: “Já começas ?…”

Termino com a última quadra do poema que me inspirou, para esta crónica que deixo ao meu país em crise (sobretudo de valores):

O teu corpo cansado está doente,
O tempo para viver não é demais;
Pára de rir assim tão doidamente
E diz-me por favor aonde vais…