MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Antitaurinos - A História repete-se...

O Papa Pio V foi o primeiro antitaurino foi o grande Inquisidor e matou mouros a esmo...



Vale a pena ler este trabalho deo Eng Manuel Peralta

"A BULA ANTITAURINA


Pio V foi papa durante o período de 1566 a 1572 e não gostava que os povos da Península Ibérica tivessem como divertimento as touradas, considerando-as "não de homens mas do demónio".

Com a bula papal "De salutis gregis dominici", Pio V obrigava a uma suspensão completa dos espetáculos tauromáquicos: "(...) E aos cavaleiros e militares e outras quaisquer pessoas, defenderemos que jamais entrem, quer a pé quer a cavalo, nos supracitados espetáculos. E se al...guém lá morrer não se lhe dê sepultura eclesiástica."

Não obstante o fervor religioso de Filipe II de Espanha e de Sebastião I de Portugal, estes reis não deram seguimento à ordem do papa.

Em Espanha, Filipe II confessou-se incapaz de fazer cumprir, em povo tão arreigado à tauromaquia, a bula papal.

Em Portugal, Sebastião I também não atendeu os desejos do papa. Ele próprio um lidador aprimorado.   Antes de ser papa, o cardeal Antonio Michel Ghiselieri foi nomeado o Grande Inquisidor por Paulo IV e foi ele que organizou a primeira perseguição aos judeus, que passaram a estar confinados em guetos e foram proíbidos de ter mais do que uma sinagoga em cada comunidade. Também durante esse tempo a Santa Inquisição enviou tropas para dizimar todos os protestantes no sul de Itália.

Já como papa, Pio V foi o impulsionador do ataque das tropas católicas aos Huguenotes, aniquilando os protestantes em França.

Também foi durante o seu papado que se deu a famosa Batalha de Lepanto, em 1571, considerada a última cruzada contra os muçulmanos, onde uma armada cristã comandada por Juan de Áustria - irmão do rei de Espanha - derrotou a armada turca, conseguindo assim a redução do poder turco no mar Mediterrâneo.

Durante o papado de Clemente XI, em 1712, Pio V foi canonizado (Santo Pio V).