MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Crónica do Sobral por Marco Gomes...


Da verdade de Rouxinol, ao triunfalismo do toureio a pé.



 
Foi um triunfo sonante o de Rouxinol Júnior no Sobral. Esteve soberbo, na forma de lidar, de como entendeu o difícil S. Marcos, e depois com o “ Vinha” bregou em ritmo lento, num gesto em que o cavalo e toiro, pareciam um só. Inteligente, na despedida a não ir na cantiga das bandarilhas, o que tinha feito já lhe garantira o triunfo e para a próxima volte a ver o Rouxinol.

Jacobo Botero, pagou o preço por apresentar cavalos menos rodados, que obviamente precisam de oficio. Saiu difícil, e até áspero o de S. Marcos, e Jacobo sabe certamente fazer muito melhor. Deixou apontamentos agradáveis e apenas isso…

Forcados de Coruche pegaram os dois novilhos ao segundo intento 


A arte de Manuel Dias Gomes
Nuno Casquinha, aproveitou bem a mão que compra “ la finca y el coche”, mostrou estar com vontade de se afirmar em terras lusas, tal como fez no Peru. Com uma faena mandona , o jovem matador merece outras oportunidades.

Manuel Dias Gomes, lanceou com o percal de forma artística, e foi no mesmo plano que esteve na muleta. Fino no recorte, artista na estética é um toureiro que borda faena da mais pura filigrana.

Joaquim Ribeiro “Cuqui”, tocou-lhe o menos voluntariosa de Falé Filipe, mesmo assim esteve determinado nas bandarilhas, garboso no percal e na faena a brusquidão do novilho não dava para mais.



Diogo Peseiro, mostrou no Sobral porque tem triunfado lá fora. Maduro e com alguma sapiência, fácil no capote, vistoso nas bandarilhas e na muleta desenhou faena de pundonor, frente a nobreza do de Falé Filipe.