MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Crónica de Évora...


Triunfos gordos de Ant. Telles e J. Maria Branco..






















Com três quartos de casa, assistiu-se a uma boa corrida, tendo grande contribuição para este facto o curro Passanha, em que 3 toiros deram uma emoção fora do comum desta ganadaria.

Joaquim Bastinhas

Mostrou estar num bom momento, e o público reagiu com agrado á sua actuação. Bem nos compridos, acabou por sobressair nos curtos em sortes mais cingidas. Rematou com um par a duas mãos provocando como sempre o alvoroço na praça.
Bastinhas é um toureiro que agrada ao público...

Ant. Ribeiro Telles

No sabado, conseguiu uma grande actuação. Vinha embalado de Alcacer onde ganhou o prémio para a melhor lide e tudo o que fez foi bem feito, correcto e com expressão artistica.
O chamado toureio clássico teve neste dia o enquadramento devido.
Se nos compridos já se saboreou  um toureio diferente com a marca da casa ( o 2º ferro é de eleição), foi no entanto nos curtos que brilhou mais alto com um entendimento perfeito com o "Caparica" como ainda não lhe tinha visto.
Quando Mestre Ant. R. Telles está como esteve em Évora, os aficionados ao classicismo saboreiam, e toda a gente vê que o seu toureio é diferente...

Rui Fernandes

Não esteve ao nivel do que tem estado nesta época de triunfos, por culpa do toiro ( o pior da corrida...", que muito se adiantava. No entanto, com a entrega que lhe é tipíca, ainda assim conseguiu bons momentos e bons ferros.

João Maria Branco

Teve  neste dia a melhor actuação que lhe vi e acompanho-o desde os seus principios de amador.
Muito bem nos compridos, subiu de qualidade nos curtos em crescendo, sendo cada ferro melhor que o anterior. Mas não foi só na colocação da ferragem que brilhou, brilhou a lidar sem exageros de ladeares e tudo o que fez foi com cabeça.
Está no caminho que sempre lhe augurei, e ainda tem uma boa margem de progressão...
Valor nunca lhe faltou, e o tempo e uma direção artística cuidada estão a fazer o resto...

Mateus Prieto

Acusou o facto de ter toureado pouco esta temporada. Os cavalos mostraram arranjo, e no toureio própriamene dito teve coisas que deixaram prever que pode progredir...

Jacobo Botero

Tem o público nas mãos porque faz coisas importantes. A sorte de gaiola predispôs toda a gente para um actuação coseguida, que só não teve mais brilho pela falta de transmissão do toiro.
Está no bom caminho....

FORCADOS - Grupo de Évora - Uma actuação digna da qual destaco a pega do Cabo "Alfacinha" que encerrou a corrida...