MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 8 de junho de 2014

Crónica - Ventura esgotou o Campo Pequeno....


VENTURA esgotou o Campo Pequeno...

Mais uma vez este ano, a empresa acertou em cheio no cartel que apresentou, pena foi que acontecimentos alheios ao normal decorrer do espectáculo ( em que os mais prejudicados foram VENTURA e o público ),  acabassem por lhe  tirar brilho.

Os toiros - Foi aqui que nasceram os problemas. Alguns dos exemplares apresentaram falta de força, o que tantas vezes acontece, e não há vedor que possa prever isso vendo-os no campo, tanto mais que não tem sido vulgar isto acontecer com exemplares desta ganadaria. Os motivos para a tal falta de força podem estar relacionados com o ano demasiado chuvoso ( eu já vi este ano toiros doutras ganadarias com o mesmo comportamento), mas o que é um facto é que aconteceu, sem que se possa de forma séria imputar culpas a ninguém.
Há uns anos atrás os toiros nas principais praças de Espanha caíam com regularidade, até que os ganaderos os começaram a fazer correr nos chamados "corredero", houve meso uma série de artigos escritos por um grande critíco, intitulados "Porque se caem os Toros..."
Na 5ª feira, ao problema da falta de força dos toiros, sobreveio ainda outro que teve que ver com a noite menos feliz do director de corrida, pessoa que eu estimo, que numa interpretação "ipsis verbis" do regulamento castrou o espectáculo, ao mandar recolher o 1º toiro de Ventura e o 2º de Rui Fernandes a meio da lide, por no seu julgamento, achar que estes estavam diminuidos. Se assim pensou, porque não mandou recolhê-los antes ?

Vamos á corrida própriamente dita:

JACOBO BOTERO

Teve uma noite para recordar, em que tudo ou quase lhe saiu bem. A sorte de gaiola com que abriu a lide do toiro da sua alternativa, foi perfeita e logo empolgou o público. Depois sucederam-se ferros com sortes bem desenhadas e a lide seguiu em crescendo, passando o jovem cavaleiro por cima do natural nervosismo, só traído no fim pela emoção de quem viu realizado um sonho.
No 2º toiro, já mais solto do peso da responsabilidade, esteve ao mesmo nivel do seu desempenho no toiro de alternativa, ou quiçá melhor...
Foi com certeza a noite sonhada por JACOBO...

Nota : Sobre a alternativa trajado de curto, com a qual não concordei, referir-me-ei dentro de dias...

RUI FERNANDES

 Este cavaleiro esta num grande momento. Demonstrou isso mesmo, apresentou um cavalo preto que não lhe conhecia ( todos os anos apresenta cavalos novos...), e apresentou emoção e a espectacularidade que o caracterizam, no 1º toiro e no 2º enquanto o deixaram.
No toiro sobrero que toureou com Ventura, toiro esse que tinha outras condições de lide viu-se o toureiro subir o nivel da sua actuação.
O carinho e a atenção que o teve sempre pendente do afilhado Jacobo, mostraram o seu profissionalismo e a entrega ao amigo e aluno, coisa de que ninguém duvidava, mas que não é por demais recordar.  

DIEGO VENTURA

Vinha para triunfar e logo no recorte com que recebeu o seu 1º toiro empolgou o público. Os dois compridos levaram o selo da verdade, veio a seguir um bom curto, e depois, e depois o senhor director mandou recolher o toiro...
No 2º toiro a lide foi irrepreensivel, dando o que o toiro não tinha, mas O Sr. Director de corrida inexplicávelmente não lhe deu música, quando toda a praça a pedia.
Na lide a DUO, viu-se a raça do toureiro fazendo aquilo que eu nunca tinha visto, entrar ao toiro no ressalto
e cravar depois de batida cingida.
Ventura deixou ambiente para a próxima corrida em Lisboa, porque nesta, se não fez mais foi porque não o deixaram...

FORCADOS : Os grupos de Alcochete Aposento da Chamusca estiveram bem, mas também não tiveram problemas a resolver...