MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sábado, 26 de julho de 2014

Crónica C. Pequeno - VENTURA - É disto que o povo gosta...




Assistiu-se á melhor actuação de Ventura em Portugal





VENTURA veio a Lisboa sem toiros nhoc nhoc e arrasou. Parecia um risco que o rejoneador Português viesse ao C. Pequeno, poucas semanas depois da polémica que criaram á sua volta depois da sua última passagem pela catedral do toureio a cavalo.
A empresa arriscou e Ventura também, mas o saldo não podia ser mais positivo.


Os toiros "Cunhal Patricio" saíram bem e dignamente apresentados, e a direção da corrida (Sr. Gama) desenvolveu-se como deve ser, com saber e bom senso sem que se notasse a presença do director.


´LUÍS ROUXINOL


No toiro que abriu praça esteve bem como é habitual, terminando com um bom par a duas mãos no cavalo preto que se afirma corrida apús corrida. Já no segundo que lhe coube em sorte, atingiu um nivel alto nos curtos montando a "Viajante" tanto citando de longe como de perto. Grande actuação ao seu melhor nível.


DIEGO VENTURA


Reconciliou-se com aquele público que o contestou, conseguindo duas actuações extraordinárias (  Melhor a segunda), com toiros não MURUBE.
No Primeiro que recebeu com o MALETILLA, dobrou-se e pô-lo no sítio para depois preencher um belo tércio de bandarilhas que terminou montado no cavalo OURO, sacando deste o "Galope em três remos" que tão difícil é e que tanto agrada ao público.
No segundo toiro, começou por corrê-lo por direito "á Portuguesa" limitando-se a pequenos recortes, para cravar dois compridos de uma emoção rara montado no novo "Puerta Grande" ( irmão do Morante), com o qual seguiu ao mais alto nível no tércio de bandarilhas.  Sacou depois a égua com o ferro "Grave" e foi o delírio. Com a praça completamente de pé gravou ferros de antologia, e parou por duas vezes a tão curto espaço do inimigo que se afigurava impossível sair daqueles terrenos. Só visto...
De salientar que toureou o toiro todo com duas montadas, não precisando de sacar o "Morante" para aquecer o público...


FILIPE GONÇALVES


No seu primeiro toiro, com a preocupação dos quiebros com o cavalo que não colaborou, não esteve bem.
No seu segundo toiro, já esteve mais próximo do que é capaz,


FORCADOS


Os GRUPOS de Santarém e Vila Franca estiveram ao seu melhor nível. De salientar as pegas dos cabos de ambos os grupos..