MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 31 de agosto de 2014

Arronches -Triunfos de Caetano e Caetano..


Tourear bem é : Tourear devagar, com os cavalos arranjados, dar vantagens aos toiros, transmitir emoção e lidar com saber, sem exageros de corridas de frente ou de lado, sem nexo... e  executar as sortes de forma correcta rematando-as...



De tudo isto se viu em Arronches, numa corrida agradável em que os toiros colaboraram com excepção do primeiro lidado por Tito Semedo (Gan S. Martinho).
Os três toiros de Paulo Caetano sa´ram d forma a fazerem felizes o ganadero e os toureiros, sendo que em 2 deles o público chamou o ganadero á Praça.

TITO SEMEDO

No seu 1º, o pior da corrida, deu-lhe a lide possivel com uma ou duas precipitações escusadas, mas também com dois bons ferros compridos.
No 2º, pertencente á ganadaria de Paulo Caetano, esteve ao seu melhor nivel, com o toureio encimista que tem vindo a praticar esta temporada.
O cavalo de quiebros tem vindo a melhorar de corrida para corrida...

J. MOURA CAETANO

O seu 1º toiro, com o ferro de seu Pai, recebeu-o correndo-o, dobrando-o o estritamente necessário para o colocar. De praça a praça, dando todas as vantagens aos toiro, cravou 3 compridos dos quais destaco o segundo, porque o toiro ao não arrancar franco levou o toureiro a carregar para ele com quatro ou cinco trancos de galope, para depois recuar quatro passadas na cara do inimigo, reunindo a recuar.
Nas bandarilhas, com o novo super craque BELMONTE, bregou em ladeares em galope ao revés que rematou por dentro, ora cara a cara com o toiro ora deixando a garupa do cavalo a rodar na cara do hastado. As sortes a atacar e a receber tiveram a maior emoção, quer ao piton contrário quer com batida, e tudo isto sem uma bicada....
No 2º toiro ( Gan. S. Martinho) recebeu-o com um cavalo novo, foi a 1ª vez que saiu em praça, (Hispano Anglo Arabe) de rara classe, e sujeito com arranjo superior  que encantou os aficionados a esse tipo de cavalo, que além do mais brilha com uma PASSAGE perfeita e aparatosa, o que não é fácil de encontrar.
Nas bandarilhas, o CHISPA esteve como esteve em Setúbal...

Para o meu gosto, toureio do bom repousado e óptima equitação como a que vi a Moura Caetano em Arroches, fazem prevalecer a arte, sobre correrias e numeros do CABALLITO tão em moda... 

TIAGO CARREIRAS

Não esteve feliz. Entregou-se com alma á função, mas tanta foi a vontade de agradar que as coisas não sairam como certamente desejava. Penso que o facto de ter toureado menos este ano, pesa-lhe psicológicamente, por sentir que merecia mais oportunidades.
Já mostrou que sabe tourear, e acreditamos que esta fase é passageira... 

 Forcados :

Os Grupos de AZAMBUJA, ARRONCHES e ELVAS, estiveram bem numa noite sem problemas. Destaque para a pega de Ricardo Porto Nunes, técnicamente perfeita, e para a última pega do Grupo de Elvas.........

Parabéns ao grupo De Arronches pelo seu aniversário...