MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Hoje é moda suspender apoderamentos e actividade toureira a meio da temporada..


As modas não têm lógica..

Livro - A Moda Como Ela é


Falar presentemente de suspensões de temporada e apoderamentos com esta a decorrer, é tão recorrente como falar da greve dos professores, das mães solteiras, da droga, do lince da Malcata ou da reestruturação de um qualquer organismo do Estado.
Todos estes temas não eram assunto há anos atrás e hoje são moda como se comprova pelos vários casos a que assistimos esta época .

Antigamente ninguém anunciava com pompa e circunstância que ía mudar de apoderado ou suspender a temporada, muito menos com esta a decorrer. Assumiam-se compromissos no principio da época e cumpriam-se, sem que ninguém perdesse a cara. Os Apoderamentos eram longos, veja-se o caso de Mestre Batista, Luís Miguel da Veiga, Zoio e etc..., enquanto hoje há toureiros com meia dúzia de temporadas ou menos, que já tiveram mais apoderados do que os atrás mencionados todos juntos. 
Vivemos no presente momento no "Mundillo" a lógica Futeboleira, na qual os treinadores são despedidos ou obrigados a isso porque as coisas não correm bem ao clube ou por simples capricho de quem manda, que no que diz respeito á tauromaquia, é um estatuto representado pelo toureiro e a sua entorage. No futebol, o facto do treinador ir embora não altera os compromissos assumidos pelos clubes em termos das competições em que está envolvido, nos toiros, ao mudar o apoderamento, os toureiros fazem tábua raza das corridas já contratadas, como já aconteceu várias vezes este ano.

Parece-me que estas tomadas de posição que estão na moda, podem dar a alguns a ideia de que são benévolas em termos mediáticos ou mesmo de promoção social, mas também podem ser resultado de vaidades caprichosas....

Para mim, esta moda não tem lógica....

PS - "Só falta suspenderem as temporadas e os apoderamentos a meio das lides, de forma a ser mais impactante", como me sugeriu uma amiga minha...