MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Outra guerra taurina...



 
Grupo de Portalegre...

Tenho uma simpatia especial por este grupo, pelos antigos cabos Ant. J. Batista e Fernando Coelho e pelo cabo actual Francisco Peralta. Por este grupo passaram vários forcados de Coimbra aos quais me liga uma profunda amizade.
Estas raões não me impedem de analizar esta guerra recente, á luz da visão de aficionado e cronista taurino.

Cada um tem a sua razão.

O empresário:

Montar um cartel com 3 grupos de forcados da zona, seria certamente a melhor solução em termos de público, tanto mais que Ant. M. Cardoso tenta neste momento levantar uma praça que por razões várias, estava num mau momento. Perante a exigência do Grupo da terra, não teve outra alternativa se não ceder, o que na nossa óptica é um mau precedente. Ao ser assim, a partir de agora serão os grupos da terra a condicionarem os carteis no que diz respeito a forcados, a seu belo prazer, ficando para os empresários a escolha dos cavaleiros e talvez dos toiros... o que não pode ser.


Grupos da Região:

Num panorama de vetos ( em tauromaquia há vetos por tudo e por nada ), passa a assistir-lhes a razão de vetarem o Grupo de Portalegre nas suas terras, o que sinceramente condeno.

Grupo de Portalegre:

"Quem não se sente, não é de boa gente", é um facto...
Não haveria outra maneira de contornar o problema sem enfrentamentos ???

Quem perde com esta guerra é a "FESTA", quando esta deve estar acima de tudo.

Eu sei que sempre existiram guerras na Forcadagem. Durante anos os Grupos de Santarém e Lisboa não pegaram juntos, o mesmo acontecendo com os dois grupos do Montijo, Moita e Chamusca e lembro-me também do grupo de Vila Franca não pegar na sua terra na Feira de Outubro.

Todas estas guerras foram ultrapassadas com bom senso, e por isso espero bem que esta também seja resolvida da mesma maneira.