MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Crónica de Viana do Alentejo... Nª Srª d ' AIRES


Por altura da feira anual, montou em boa hora a sociedade hipica local, um a corrida com gosto e aficcion...



A feira gira á volta da Capela de Nª Srª d ' Aires e a propósito conto-vos a lenda do aparecimento da imagem da Senhora d'Aires. Encontra-se expressa numa inscrição na portada do Santuário. É um verso em latim, que relata que após a expulsão dos mouros destas terras, um lavrador arava o campo quando encontrou dentro de um pote de barro a imagem que se vê no altar.
Sobre esta lenda, diz-se que a imagem foi descoberta por Martim Vaqueiro quando este lavrava o campo.

Em 1748, existindo em Évora uma enorme epidemia de peste, os comerciantes dessa cidade prometeram à Virgem Srª d?Aires uma festividade se a peste desaparecesse. Como tal se verificou, os comerciantes realizaram festas durante três dias em honra da Santa. No ano seguinte as festas foram ainda maiores, com afluência de devotos não só de Évora mas também das populações vizinhas.

A corrida foi um bom espectáculo para o qual muito contribuiram os toiros da ganadaria "S. TIAGO".

LUÌS ROUXINOL

Está a acabar a época em grande. O cavalo em que bandarilha a duas mãos, está segurissimo e o novo palomino afirma-se a cada dia que passa.

MANUEL TELLES BASTOS

Ao primeiro toiro deu-lhe uma lide correcta mas vulgar. No 2º, esteve ao seu melhor nivel...

Os consagrados grupos de Forcados de Montemor e Lisboa pegaram os seis toiros á 1ª tentativa...