MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Comunicado do Gab. de imprensa de Ana Batista...



A TEMPORADA DE 2014 DE ANA BATISTA



 
A cavaleira Ana Batista encarou a temporada de 2014 como um novo desafio na sua vida profissional. Apoderada pela empresa Tauroleve, totalizou 26 festejos, entre os meses de Abril e Outubro.

O Inverno foi passado a preparar novas montadas e em 2014 estreou três cavalos: O “Requinte” (ferro Sociedade das Silveiras) a 13 de Abril na praça de toiros de Monforte; o “Artista” (ferro Pedro Lapa) a 1 de Junho em Cuba; e o “Biscoito” (ferro Manuel António Lopo de Carvalho) a 18 de Outubro na praça de toiros de São Manços.

Da quadra, merecem uma palavra o “Conquistador” (ferro João Maia) que de saída revelou-se um cavalo poderosíssimo; o “Roncal” (ferro Lobo Monteiro) com atuações notáveis em Vila Franca de Xira e Coruche; e o “Altivo” (ferro Manuel António Lopo de Carvalho), com duas exibições excecioneis na Nazaré.

O currículo de Ana Batista também ficou mais rico com o debute no emblemático Coliseu de Arles (França), a 14 de Setembro, no Encontro de Tauromaquias.

Fora das arenas, Ana Batista continua a ser reconhecida pela sua história de vida. Em 2014 aceitou vários estagiários portugueses, mas também oriundos de Espanha, França e México; e na sua Quinta em Salvaterra de Magos recebeu com frequência a visita de Escolas e Instituições. Em Março, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, participou num colóquio promovido pelo Clube Taurino de Alter do Chão; em Maio fez parte de várias atividades, nomeadamente, na Romaria Nossa Senhora da Conceição na sua terra, no programa “Portugal em Festa” da SIC, e no Oeste Lusitano em Caldas da Rainha. Em Junho participou nas Marchas Populares da sua terra; e em Julho foi convidada para madrinha da Tertúlia “O Garraio” de Vila Franca de Xira.

No dia 13 de Junho, Ana Batista despediu-se de um grande amigo. Com 16 anos, a saborear um merecido descanso, o “Obélix” (pai), com ferro Irmãos Serrano – um dos cavalos mais importantes da sua carreira – faleceu devido a problemas respiratórios. Mas para Ana Batista fica a satisfação de lhe ter deixado dois filhos toureiros, o “Obélix II” (ferro João Batista) e o “Obélix III” (ferro Pedro Lapa).

A imprensa da especialidade também dirigiu a Ana Batista vários convites. Participou nos programas “Falar de Toiros” com emissão On-Line; “Sol e Sombra” da Rádio Iris e “Porta Grande” da Rádio Sorraia.

Num momento em que todos os esforços são importantes para a defesa da Tauromaquia, Ana Batista também fez parte do elenco que integrou o programa “Prós e Contras” da RTP 1, dando o seu testemunho em prol da Festa de Toiros.

Para Ana Batista fica o sabor de uma temporada com novas experiências e novos reptos…