MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

O despir da jaqueta...

A tradição é o laço do passado com o presente que se projecta no futuro...


A tradição faz parte da história de um povo, porque é a continuidade dos costumes e de valores de um grupo social que se revela num conjunto de costumes, comportamentos, memórias que passam a fazer parte da cultura na circunstância em que se inserir.

Não concordo com as despedidas dos Forcados sem despirem a jaqueta. Se os matadores e bandarilheiros cortam a coleta, porque não despem os Forcados a Jaqueta ??? Eu sei que por vezes houve abusos de alguns que pouco ou nada foram, e que se despediram com pompa e circunstância, como se tivessem uma enorme história atrás, mas esse facto não devia levar a que os aficionados fossem privados de um cerimónia com história, que toca o sentimento e que faz prenhar o romantismo dos Forcados.
É bom não esquecer que um dos argumentos usados em defesa da "FESTA" é a tradição...

A propósito, termino citando uma quadra com que termina um poema da SRª. Dª. Maria Manuel Cid :

E no gesto em que abraça
Comovido a multidão
Despe a jaqueta na praça
Mas guarda-a no coração...