MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

AEMINIUM - Carta de Maria C. Barradas..

Da Senhora Dª. Maria Conde Barradas recebemos esta carta que pubicamos e aproveito para agradecer o que nela me diz respeito..


Maria Conde Barradas entregando o prémio a Mara Pimenta
Eng. Cortesão. Ilustre Beirão!


Meu amigo.

Quero publicamente agradecer a generosidade com que nos convidou para estarmos presentes na entrega de prémios da sua/vossa tão prestigiada - e prestigiante - tertúlia nesta Coimbra do nosso coração, tertuliana por natureza.

Quero agradecer a afabilidade com que recebeu estes humildes aficionados.

Quero ainda agradecer a pequena e inesperada 'marotice' com que me honrou.

Num ambiente agradável e muito afável ficou-me na memória a simpatia dos tertulianos que tivemos o privilégio de conhecer; a eloquência do Sr. Simão Comenda; a franqueza do Maestro Sr. Rui Bento Vasquez; o desabafo do Ganadeiro Sr. José Palha; o profissionalismo do Maestro Sr. Joaquim Bastinhas; o discurso emotivo e julgo, algo emocionado, do Sr. Paco Duarte com quem tivemos a honra de partilhar mesa. Ficou-me também na memória a seriedade e nervosismo, injustificado, dos mais jovens e a discrição de outros premiados.

Devo confessar que já há algum tempo não encontrava reunidos no mesmo espaço uma tão grande concentração de gente de Cultura. Porque é de Cultura que se trata quando se fala de Tauromaquia! Não daquela fabricada nos Ministérios e corredores do Poder, mas da Cultura viva de um povo com quase 900 anos de História. Tal como a Língua é um factor distintivo e determinante da nacionalidade portuguesa também o é a Cultura Tauromáquica!

Sabe como estas questões de preservação da Cultura Tradicional Portuguesa me são queridas. Tenho a convicção que um povo sem Cultura Tradicional é como um indivíduo sem memória. As memórias são o nosso referencial e permitem-nos conhecer o nosso lugar no mundo, estimar o que fomos e investir no que seremos.

De uma noite tão agradável recordarei sempre o saber receber do anfitrião. A qualidade de quem recebe avalia-se não pela forma como recebe os Grandes mas como recebe os pequenos.

Bem-haja!