MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Á conversa com Francisco Cortes...

Por razões de ordem particular não estivemos no sabado na herdade das BARBAS a assistir á apresentação da temporada 2015 de Francisco Cortes, mas no domingo  conversámos com ele.

Resultado de imagem para francisco cortes


Como correu a apresentaçao da temporada e dos cavalos novos?

 Sou suspeito mas julgo que correu bastante bem.Os objectivos foram atingidos,dar a conheçer os meus cavalos a amigos, aficionados e á comunicaçao social,marcar uma posiçao para a epoca q se aproxima e conviver com amigos.Eram estes os objectivos e penso q plenamente atingidos.
Vieram quase todos os sites taurinos,bem como os jornais e radios locais.Também muitos amigos e aficionados.Como tal penso que a mensagem passou.

 -Que cavalos novos apresentaste?

 Apresentei um novo Paim que acredito vai ser fantastico chama se Fellini e é filho do Iraque,o Faraó com o Ferro Maldonado Cortes q penso irá dar um magnifico cavalo de saida,o Hemingway ferro M,Cleba que já tinha debutado o ano passado mas que este ano esta num sitio completamente diferente e penso q vai marcar a diferença.

 -Pensas tourear este ano finalmente em Estremoz?

 Como sabe não depende de mim.........Neste ano tão especial em nehum sitio do mundo deixaria de actuar na praça da minha terra.Mas como é um caso tao sui generis não faço ideia do que vai aconteçer.
Só sei q nao fiz mal a ninguém,não prejudiquei ninguém,e não sei a razão que leva a que a entidade que actualmente faz a gestão da praça não permita a minha inclusão nos carteis.....
 Sinceramente espero q quem de direito caia em si e faça o que tem que fazer......

-Achas que os cavalos novos te vão proporcionar um toureio diferente?

Tenho o meu estilo e não o quero alterar nem fugir dele.Penso que hoje em dia a maioria dos meus colegas quer praticar um determinado tipo de toureio.Todos querem ladear e praticar o dito toureio moderno"do qual tb sou grande apreciador" situaçao esta que a meu ver provoca enorme monotonia até pelo tipo de touro que querem tourear.
A meu ver faz falta diversificar as corridas o dito espectaculo tauromaquico,variar o estilo dentro da mesma corrida é a formula para as tornar mais atractivas e diferentes.É uma das coisas necessarias para levar gente ás praças,montar um cartel não é o mesmo que ir ao supermerado e meter td dentro de um saco e vir para casa.É necessario ter sencibilidade para juntar toureiros que caiam bem uns junto dos outros e entre os que compuserem a corrida possam criar um bom espectaculo para quem realmente sustenta a festa que é o Zé Pagante,e nao apenas olhar aos interesses das trocas e baldrocas.
E para terminar gostaria de dizer que a arte não tem limtes,não se deve establecer limites á criatividade.Uma vez que a criatividade é uma das mais apreciaveis caracteristicas de todo e qualquer artista em qualquer ramo cultural.

-Que esperas da temporada 2015?

Apenas desfrutar serenamente e ser feliz com aquilo que faço.