MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Rui Fernandes (PAI) - P'ra que a terra não esqueça...

O Rui Fernandes é um tipo discreto e um amigo de verdade

 

Conheci o Rui Fernandes, antes do filho começar a tourear, e sempre existiu entre nós uma franca amizade.

Este amigo, que faz da discrição a sua forma de estar, é um tipo bem formado que nunca trinca nos outros toureiros para elevar o filho, mas mais que isso, nunca ninguém o vê a interferir numa praça de toiros, nem que seja pontualmente, numa actuação ou em qualquer outro aspecto, que diga respeito á vida do seu toureiro que é seu filho. Só me lembro de dois homens que mantiveram sempre um certo distanciamento em relação á carreira dos filhos, foram eles, o pai do maestro Emidio Pinto e o pai do infortunado Maestro José Falcão.
O meu amigo Rui, fica na teia, mas é como lá não estivesse.



Á parte do mundo dos toiros, este meu amigo tem o seu mundo, que também vive com a tal discrição que põe em tudo na vida. Os seus amigos são os mesmos de sempre, com os quais comparte o prazer da boa mesa, independentemente da posição social de cada um. 
A forma nobre recheada de orgulho com que recorda a sua ascendência económica, é própria de um homem de bem, e o facto de raramente falarmos do seu filho como toureiro, revela a clareza de quem não confunde a amizade com hipotéticos interesses.

  O verdadeiro homem de bem é aquele que vive a vida enfocado na pureza de sentimentos, não deixando escapar voluntariamente uma ocasião de ser útil, deixando poucas hipoteses aos outros que se queixem dele.

Todos nós temos uma palavra que repetimos mais vezes. O rui repete muito a palavra BACANO no trato com os amigos. Nada melhor que essa palavra para o definir, por quanto no dicionário podemos ler "Bacano - Com bom feitio, afável, de bom trato, camarada, alguém que é solidario".

De homens como o Rui Fernandes que não mudam com o tempo, nem armam ao que não são, dá gosto ser amigo, e é por isso, que sobre a sua personalidade, deixo este escrito "P'RA QUE A TERRA NÂO ESQUEÇA"...