MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Á conversa com Gilberto Filipe...

Fiquei surpreendido com Gilberto Filipe

Resultado de imagem para gilberto filipeResultado de imagem para joão cortesao

A última vez que tinha conversado com este cavaleiro foi há quatro anos quando me desloquei á sua quinta, para fazer um trabalho da série que nessa época publiquei no jornal "FARPAS" intitulada " Craques ? Depois se verá..." Nessa altura fiquei com a ideia de que o Gilberto que conhecia desde que começou e que recebia lições de Mestre Humberto, era um jovem trabalhador e com uma formação Hípica igual á de tantos outros, baseada na intuição e no gosto pessoal.
Nestas duas últimas temporadas, notei, como todos notaram, uma enorme evolução no seu toureio e na sua equitação e consequentemente nasceu em mim a curiosidade de o ver trabalhar para entender a mudança que para todos é visivel. Desloquei-me a sua casa na semana passada, por lá passei o dia a vê-lo montar, a tourear uma vaca e a falar de cavalos e equitação.

Resultado de imagem para gilberto filipe toureiro

Num País como o nosso, onde a cultura hípica não abunda - Em frança lê-se vários livros e depois aprede-se a montar, em Portugal lê-se qualquer coisa quando se deixa de montar - como a cultura hipica é no nosso País é fatela, foi uma surpresa encontrar um jovem cavaleiro com ideias fundamentadas que transportam conhecimentos. Não há muitos destes...
A equitação de trabalho de que é destacado praticante, no Gilberto, fez a ponte entre o comum e o saber os porquês.

Vi vários cavalos novos bons e bem apresentados, dos quais destaco um com o ferro João Diniz, mas vi acima de tudo um homem humilde preocupado em evolir aprendendo todos os dias, e tenho a certeza que esta época vai ser de confirmação.

Sorte Gilberto, e voltarei mais vezes para aprender contigo..