MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Fenómeno Ventura...


Sou amigo e admirador de Diego Ventura

Em Portugal, paga caro todo aquele que se destaca na sua actividade...

Resultado de imagem para diego ventura

A nossa história antiga prova a verdade do titulo e a nossa história recente prova-o igualmente. Num País como o nosso em que poucos têm dimensão internacional, ao contrário do regozijo que seria normal num registo de Portuguesismo, assiste-se ao denegrir de personagens que a única coisa que têm é serem bons naquilo que  fazem. O futebolista Ronaldo é atacado vilmente por muitos Portuguese que vão ao ponto de contestar um titulo que lhe foi atribuido mundialmente, sendo que na maioria dos casos essa contestação não é mais que a inveja pelo seu sucesso.

A Ventura nada lhe perdoam, mas não é de estranhar, porque já Mestre Batista passou por uma situação semelhante que além do mais passou por boatos que o conotavam com ideologias politícas ás quais ele foi sempre alheio. Os mais velhos lembram-se que ouve um tempo em que bastava o Batista entar na arena para logo se ouvir uma chuva de assobios. 
No caso concreto da passada 5ª feira no Campo Pequeno, o toiro de que alguns falam era manso, mas não há dúvidas quanto á forma como se empregava, e se morreu nos curros, pergunto eu : Quantos toiros morrem nos curros durante uma temporada ? - É evidente que são vários... Além do mais, não acredito que a Empresa, o veterinário e o director de corrida ( Reinhart) pactuassem com situações anómalas...
Quanto ás assobiadelas a quando do toque que o cavalo levou, pergunto eu : Quantos porradões semelhantes e até com consequencias de tudo ir parar ao chão, não tiveram a reação de parte do público a que assistimos na passada semana ??? Se Diego Ventura tivesse optado por pôr os compridos por fora, como fazem algumas figuras, aquilo não tinha acontecido.

Diego Ventura é Português e tem no nosso País amigos e admiradores que atravessam todas as classes sociais, além disso, escolheu o seu e nosso País para investir ( em época de crise) parte do que ganhou, numa prova cabal do seu Portuguesismo.

Eu admiro Diego Ventura porque, entre a arte do dominio do toiro e do cavalo e o dominio da própria arte taurina, se define a essência do seu toureio, no qual se esboça o encontro do mando e da sedução, tudo isto sublimado pelo improviso que aparece nos seus desempenhos com pureza desafiante como uma heresia no cerimonial da corrida á Portuguesa. e além do mais nunca me movi por precenceitos sociais ou invejocas, perante os que sobem na vida a pulso. .