MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 21 de junho de 2015

C. Pequeno - Ventura e El Juli - Crónica...

Corrida Histórica

A sociedade do Campo Pequeno, jogou e ganhou. Foi um risco a montagem deste cartel, mas quem não arrisca não petisca.
A corrida foi um êxito, como aliás todas as corridas que a empresa tem apresentado esta temporada.
Para Ventura saiu um toiro bom de "Passanha", para El Juli sairam três de "Garcigrand" que cumpriram.

Resultado de imagem para campo pequeno 2015

DIEGO VENTURA

Resultado de imagem para diego ventura campo pequeno 2015

Mostrou no Campo Pequeno, porque é o nº 1.
A receber, fê-lo de três maneiras diferentes. No primeiro toiro, optou por dobrá-lo de forma cingida e com recortes de eleição. No segundo, correu-o encurtando depois o circulo até o parar. No terceiro, correu-o ainda mais, e isto, sem que nas três vezes tivesse a ajuda dos bandarilheiros a parar os toiros.
No tércio de  bandarilhas diversificou as sortes, ora esperando o toiro de longe recoando-lhe na cara com o "SUEÑO, ora atacando com batida cingida em movimento com o "MAÑO", ora colocando-se em curto com a égua "MILAGRO", ora em sortes mais clássicas como fez com o "NAZARI", e ainda bandarilhou a duas mãos e cravou ferros de palmo em sortes de violino.
Sacou oito cavalos diferentes e de grande categoria nos três toiros, todos submetidos mas a usarem a liberdade que lhe permite iniciativa, e ainda todos com passage e piaffer, isto quando muitas vezes assistimos no nosso País a cavaleiros que nem nas cortesias apresentam esses ares de escola ou apresentam-nos de forma tabalhoada.
Se é verdade que há grandes toureiros que enveredam só por um tipo de toureio, tornando as suas actuações com mais ou menos emoção mas repetitivas, não deixa de ser verdade que este manancial de soluções apresentado por Ventura, é único...
No fim da corrida, numa atitude toureira e de reconhecimento para com o público, ofereceu o Sobrero que saiu pior que os outros não lhe permitindo brilhar...

EL JULI

Resultado de imagem para diego ventura campo pequeno 2015


Pôs o Campo Pequeno em polvorosa e fez por merecer ser repetido, porque o público assim quer.
Grande profissional, dominador,com uma entrega desmedida, com uma técnica e uma valentia sem limites, com um reportório vastissimo, mostrou porque é dos melhores na sua profissão, mas para aqueles que como eu apreciam um toureio de grande sentimento e arte- também não era disso que íamos á espera - , apenas ficaram três séries na nossa memória, uma boa, duas muito boas e nenhuma excepcional. A propósito, recordo esta frase que o maestro António Bienvenida disse um dia : "El arte es todo lo que sobra, una vez se ha ejecutado la suerte como mandam los cánones".
Bandarilhou a pedido do público - tércio em que foi eximio mas que abandonou há vários anos - e esteve perfeito.
Cada lance e cada passe que desenhou, foram hinos de toureria.
Os afiionados presentes brindaram-no com justissimas ovações de luxo, que emparelham com as mais importantes que se viveram desde que a praça do C. Pequeno foi renovada..

FORCADOS - O Grupo de montemor esteve á altura do espectáculo, com grande pegas de Francisco Borges, João Braga, Francisco Bissaia Barreto e Manuel Ramalho.