MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Bastinhas vai voltar, tenho a certeza......



Os amigos vêem-se nestas ocasiões. Sou amigo do Joaquim Manel desde o tempo em que este ainda era amador e acompanhei toda a sua carreira que muito admiro e respeito.

A sua vida foi bem dificil quando começou a romper no mundo do toiro, e só com muito trabalho e muita dedicação se conseguiu impôr. A sorte de bandarilhar a duas mãos foi vulgarizada por ele desde os seus principios, e ninguém a executou com tanta verdade como ele com o "Xeque Mate", com o VIP e recordo-me de quando se encerrou com 6 toiros em Setubal, tinha 5 cavalos com os quais bandarilhava a duas mãos.

No seu percurso nunca escolheu toiros, nem alternantes nem praças, toureou sempre tudo e em toda a parte sendo quase sempre lider do escalafon, e por isso grangeou uma popularidade incomensorável, no sul, no centro e no norte do País.

O seu toureio teve sempre como base o ritmo e o saber calibrar o desgaste do toiro, e estes dois atributos - entre vários outros - fizeram-no alcandorar-se a figura do toureio.

O azar bateu-lhe á porta, mas quem o conhece sabe que vai vencer, e que mais pronto do que se supõe, iremos voltar a vê-lo montado, faiscando de aficcion, esperando o assomar dum toiro á porta dos sustos, dando força a estas palavras de Gabriel Celaya : "Soy un torero, y si embiste la muerte, yo la toreo."

Força Joaquim Manel...