MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Metodologia dos treinos de Forcados..

Depois de ao longo dos  anos assistir a muitos treinos de forcados, o que constatei ???



É evidente que não tenho pretensões a ser dono da verdade, mas nada me impede de falar de um tema que me apaixona, dizendo umas coisas certas e outras, porventura nem por isso.

Nos treinos normalmente privilegia-se o testar a valentia e decisão dos forcados, o que está certo porque são duas condições necessárias e fundamentais para ser forcado, no entanto, há outros aspectos sobretudo de ordem técnica, que me parece que nem sempre são bem cuidados.

1 - FORCADOS DA CARA - É importante treinar o cite para dar mais beleza ao acto, como é importante saber recuar, saber receber o toiro e saber fechar-se e ter a noção das distâncias.

2 - PRIMEIRO AJUDA - Neste caso, é raro verem-se correções durante os treinos, e é se calhar por isso que se vêem tão poucas ajudas em geito, assistindo-se quase sempre a ajudas de peitaça ( como se diz na giria). Neste caso a noção das distâncias é ainda mais importante.

3 - CERNELHEIROS - A técnica, a decisão e  sincronismo com os rabejadores, têm que ser bem ensaiadas, para que na praça surjam naturalmente....

Nota : Não sou de opinião de que se comecem a pegar a vacas sem lhe darem dois ou três capotazos, mitas vezes a forma irregular como as reses investem, acabam por tirar o sitio aos forcados da cara.