MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 19 de abril de 2016

Cavalos - Doping ? Qual doping ???

Doping ? Mas qual doping ???

Resultado de imagem para doping

Não há comparação entre actividades desportivas e arte. Começo por afirmar que não há control anti - doping no ballet nem no teatro...

Dopagem é o uso no domínio específico ou restrito da medicina desportiva, é a utilização de substâncias proibidas no desporto que podem tornar o atleta mais forte e mais rápido sendo considerado uma espécie de trapaça e sendo proibido em torneios e campeonatos, por promoverem o aumento ilícito do rendimento do atleta, humano ou animal.

O que se passa algumas vezes nos cavalos de toureio, é o uso de anti-inlamatorios, e esses produtos são só, uma das classes de medicamentos mais usadas no mundo, sendo especialmente eficazes no tratamento das inflamações a nível osteoarticular. 
Todos os anti-inflamatórios apresentam três efeitos básicos: Antipirético (abaixa a febre), analgésico (reduz a dor) e anti-inflamatório.
Não há ninguém que não use para si próprio estes produtos, alguns deles vendidos sem receita médica. A própria aspirina é usada como anti-inflamatório nos humanos e nos cavalos. Os atletas usam ou porque têm alguma musculo ou tendão inflamado, ou porque sofrem de sindroma gripal ou pura e simplesmente porque têm dores, e estes produtos só por si, não são proibidos.
Quem de nós nunca usou estes produtos, para poder ir trabalhar, para ir a uma festa ou para irem á caça ou pura e simplesmente para se sentirem melhor ???
Se tivesse que haver algum control nas corridas, o mesmo devia começar pelos toureiros, não vá haver quem cheire umas linnhas de coca antes das corridas.
Resultado de imagem para gamarras para caballos
Quanto ao uso vulgarizado de martingalas, estou á vontade para falar porque sempre manifestei a minha opinião contra, mas sempre achei que há e ouve casos em que se justificou esse uso. Estou a lembrar-me do cavalo "Herói" de João Salgueiro e do "Chinelo" de Mestre David Ribeiro Telles.    Bastava olhar para o pescoço dos dois cavalos citados para perceber que não era falta de equitação...                                                                Se nos cavalos, a usança de martingalas não é o ideal, por se considerar que têm que ver com dificiente equitação, também as trelas com que arrastam os cães pelas ruas, são deprimentes e demonstram que o cão não está ensinado, para já não falar das castrações de cães e gatos.
Resumindo, na minha opinião, a polémica do doping e das martingalas nos cavalos de toureio, não faz sentido...