MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sábado, 30 de abril de 2016

Fim dos canis de abate - Inacreditavel...

INACREDITÁVEL !!!

Resultado de imagem para antonio paula soares

Com a devida vénia, transcrevemos do nosso amigo Ant. Paula Soares este artigo, sobre o fim dos canis de abate...

Em Portugal, o flagelo do abate de cães e gatos nos canis municipais, como método do controlo populacional de animais errantes, é algo que sensibiliza quem revê no cão um propósito de funcionalidade, seja ela a de utilização em busca e salvamento, detecção de drogas e explosivos, de cães guias, cães polícia, cães de gado, guarda, caçadores, cães de desporto ou de exposição, mas fundamentalmente, e também nos gatos, a funcionalidade de um animal de companhia. É nesse animal de companhia, com o seu propósito, que a cultura Portuguesa tem raízesO PAN promoveu uma petição sobre o tema "Fim dos Canis de Abate". Mas será que os signatários tinham noção das consequências da petição e do que nela se escondia?

Em Portugal, estamos numa fase de "moda", em que o extremismo animal e ambiental tem uma repercussão política desfasada da representatividade que o mesmo tem na sociedade. Uma fracção da sociedade, eleita por uma população votante de 70.000 eleitores e uma Iniciativa Legislativa de Cidadãos subscrita por 75.000 sujeitam a Assembleia da República, nos seus plenários, comissões e grupos de trabalho, a que uma pequena parcela da nossa Sociedade tente limitar a liberdade de escolha da esmagadora maioria, tentando submete-la às suas filosofias, agora pela força da Lei.
A ILC apoiada pelo PAN, que se encontra neste momento em discussão na Assembleia da República, recupera um tema já proposto em anos anteriores pelo PCP e PEV, mas agora com uma agravante, não se limita ao tema em questão, apresentando no texto tentativas de limitar e extinguir a relação do Homem com os animais. Nesse documento é por demais evidente a filosofia na qual assenta a mesma ILC, propondo a esterilização de todos os animais presentes nos Canis Municipais e Centros de Recolha e a sua devolução às ruas, com a figura legal do "animal comunitário", sobre a (ir)responsabilidade de um tutor. Acrescentando publicamente, à mesma proposta, a necessidade de uma esterilização massiva de todos os animais de companhia, e ainda, acrescentando de uma forma veemente o fim da criação de animais domésticos de raça. 
O PAN pretende, e as entidades que o apoiam, fomentar e organizar a extinção de qualquer cão ou gato doméstico num horizonte de curto e médio prazo, impedindo a reprodução e o apuramento de raças, com o propósito de terminar com os abates em canis municipais.Pretendem, também, que todo e qualquer Português que queira ter um cão ou gato em sua casa, seja submetido a um enorme escrutínio burocrático, a licenciamentos e cursos de formação em bem-estar animal, retirando aos cidadãos o livre-arbítrio do direito de escolha do seu animal doméstico.