MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Mestre David por Marg. Comprido...

Homenagem da nossa colaboradora e amiga Margarida Comprido a Mestre David Ribeiro Telles

Resultado de imagem para david ribeiro telles

 Às vezes questiono-me se o " tempo" pudesse escolher um outro nome, se seria"contador de estórias"
.                                                                                             
Existe naturalmente um tempo para nascer,seguido de outro para crescer que geralmente termina com a tão dolorosa certeza da morte.                          
 A estória de cada um de nós começa com a data,o lugar, a família onde nascemos. Mais tarde com os amigos que fazemos,as pessoas que conhecemos, o mistério da vida reside  nas sementes que semeamos ,apesar do "tempo".  que vamos semeando .                                                                                            
A forma como o fazemos é sempre única e toca de forma especial quem vai fazendo parte das estórias que o "tempo"conta.                                                          
Os aficionados com mais "tempo"de estória,sabem que foram os meus avós maternos, que eu tive o privilégio de acompanhar enquanto menina,que me motivaram com o seu exemplo de vida a gostar do mundo do cavalo e do touro.                                                                                                                                          
 Foi também em sua casa e desde esse tempo ,que ouvi falar de uma pessoa muito especial...o Sr. David Ribeiro Telles.                                                                   
 Estórias sobre a sua família,a sua terra, a sua aficion , a forma incondicional como sabia receber os seus amigos no espaço eternamente seu, a Torrinha.  Em praça tive o privilégio de o ver tourear e ainda hoje consigo recordar um ferro que colocou na praça de touros de Vila Franca de Xira,citou de praça a praça cravou ao estribo no centro da mesma,com um remate prefeito.              
 Recordo igualmente a sua figura na trincheira a acompanhar as lides dos seus filhos e mais tarde as dos seus netos, nesses momentos emanava uma aura onde reunia com perfeição, o seu carisma, a sua simplicidade, a sua discreta sabedoria, sempre acompanhada de um sorriso cheio de bondade. Será sempre insubstituível na estória do "tempo" por onde caminhou.              
Guardo com imenso carinho a carta que me escreveu,agradecendo o artigo que escrevi sobre grande amigo Ludovino Bacatum.                                               
A última vez que o fui cumprimentar foi na sua Torrinha, estava dentro de um jipe na sombra de uma azinheira,a ver e ouvir um rancho a cantar e a dançar...aproximei-me e disse:sou a neta do seu amigo José Comprido! Imediatamente o sorriso de ternura iluminou o seu rosto e eu senti-me   grata e feliz.                                                                                                                                          Até um dia Mestre da Vida!                                                                                                            O "tempo" da sua estória acabou...mas as memórias,que todos temos de si ajudarão todos quantos as ouvirem, a acreditar que o mundo pode ser um lugar melhor, porque existem pessoas de facto inesquecíveis e que sabem sabiamente semear o bem.                                                                                                Alcobaça,14h do dia 22 de Junho de 2016