MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Grp de Montemor - Srª da Visitação...

 
Montemor o Novo e a Srª da Visitação...

 

Como relatam os cronistas da época, o Rei D. Manuel I, em 1496, aproveitou a realização das Cortes de 1495-1496, no Castelo de Montemor-o-Novo, para investir solenemente Vasco da Gama,  como comandante da Esquadra que iria descobrir o Caminho Marítimo para a Índia.

Pode-se concluir que este santuário de Nossa Senhora da Visitação, testemunha a gratidão dos montemorenses à sua celestial Protectora e simultaneamente do seu patriotismo pela epopeia dos descobrimentos e como não podia deixar de ser, é também Nossa Srª da Visitação a protetcora do valoroso e histórico Grupo de Forcados de Montemor que manda a tradição pegar os 6 toiros da corrida de Setembro...