MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 11 de outubro de 2016

C. Pequeno - Homenagem a J. S. Lupi.....

 

Homenagem ao Eng. José Samuel Lupi

Conheça a história desta figura incontornável do nosso toureio a cavalo.


Resultado de imagem para jose samuel lupi



José Samuel Pereira Lupi (Lisboa, 5 de maio de 1931[1]) é um cavaleiro tauromáquico português.
De uma família de lavradores e ganadeiros, estando entre os seus ascendentes José Maria dos Santos[2], mas também artistas, como Miguel Ângelo Lupi, e o mestre de equitação Samuel Lupi; recebeu os ensinamentos de João Branco Núncio e D. Francisco Mascarenhas, estreando-se em público na praça Palha Blanco, Vila Franca de Xira, em 1947.
Ao mesmo tempo que prosseguia os estudos (viria a licenciar-se em Engenharia Silvícola, pelo Instituto Superior de Agronomia), José Samuel Lupi apresentou-se na Monumental do Campo Pequeno, em 1955. Seria nesta emblemática praça que viria a receber a alternativa de cavaleiro tauromáquico. Nessa corrida, realizada em 16 de junho de 1963, tendo como padrinho João Branco Núncio, foi-lhe cedida a lide do Verdugo, um toiro de Mariana Passanha[3].
A 12 de outubro do mesmo ano apresentou-se na mais importante praça de Espanha, Las Ventas, em Madrid.
Precisamente em Espanha viria a fundar em 1970, com os irmãos Peralta – Angel e Rafael – e Álvaro Domecq Romero, o célebre quarteto Los Cuatro Jinetes del Apoteosis[4]. Um pouco por toda a Espanha, França e América Latina, nomeadamente na Venezuela e na Colômbia[5], os Quatro Ginetes lotaram praças e obtiveram muitos êxitos, contribuindo para recuperar o toureio a cavalo do apagamento que sofrera com a popularidade do toureio a pé, impondo-o como cartel principal nas principais feiras taurinas, fora de Portugal.
A 8 de maio de 2008 voltou ao Campo Pequeno para conceder a alternativa ao seu filho Manuel Lupi[6].
Integrou o Grupo de Forcados Amadores de Santarém na década de 50