MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

No "MUNDILLO" cabem todos......

O mundo dos toiros é apaixonante e nele cabe todo o tipo de gente...


Resultado de imagem para praça de toiros cheia

Cabem naturalmente, os românticos, os aficionados ditos "audiovisuais", os que nasceram aficionados, e os cristãos novos da tauromaquia, mas cabem também os que acima de tudo gostam de presumir, como cabem recalcados, impostores,  gente séria e não séria, enfim... cabe toda a gente...

A atracção pela Festa reside acima de tudo no que ela tem de mítico, mas também porque é fácil e não é caro entrar neste mundo, se compararmos com outros mundos que também podem dar visibilidade e protagonismo.

Ser presidente de um clube de futebol, mesmo que este seja da 2^divisão, é caro, e tirando os 3 grandes só dá visibilidade regional. No mundo do toiro, os apoderados, os empresários e até mesmo os amigos muito chegados aos artistas, têm visibilidade de borla, e quanto á imprensa ( sites e blogues) é suficiente comprar uma máquina fotográfica ou saber escrever minimamente ( os erros o google resolve ) e descaramento, mesmo que só tenham estado perto de um toiro ou uma vaca com um muro pelo meio...

Para presumir, as galas de entrega de prémios são o ovo de colombo descoberto há poucos anos, mas de eficácia retumbante. Os artistas adoram receber prémios e seriam indelicados se não os fossem receber, arrastam consigo a esses actos públicos, familiares e amigos, a imprensa comparece em grande, e os organizadores fazem um figurão mesmo que o seu passado no mundo do toiro tenha sido praticamente inexistente ou até mesmo pouco recomendável, e não custa dinheiro pois cada um paga a sua refeição e os bonecos entregues custam uma ninharia.

Para ser apoderado como muitos, não é preciso saber de toiros, cavalos e toureio, porque como comissionistas vendem actuações como quem vende automoveis, apartamentos ou electrodomésticos.

Todos os que têm algum dinheiro e querem presumir, encontram no Mundillo o campo ideal, que lhes permite juntar á bela vivenda, ao mercedes ou BMW e ao barquito a motor ( á Vela é outra coisa...), o acesso a casas e ambientes que o dinheiro simples não dá...

Na forcadagem também há quem queira presumir, mas neste caso tiveram sempre que provar alguma coisa para se fardarem e pisar uma arena.

Apesar de tudo, todos são bem-vindos, porque efectivamente no MUNDILLO cabe toda a gente...