MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Porque é carnaval, vamos defender...

Vamos defender as queijadas de Sintra que fazem parte do panorama taurino Nacional..

Este é o Cargaloqueij:

 

Há muitos anos a esta parte que não se imagina uma corrida no "Campo Pequeno" e não só, sem haver alguém a apregoar alto : "Olha a bela queijada de SINTRA..."
Porque um grande amigo meu criou um desenho em que fundia o galo de Barcelos e o falo das Caldas chamando-lhe o "Cargalo de Portugal", aproveitei a ideia dele, e proponho-me agora divulgar estes dois icones em conjunto com a celebre queijada, em Portugal e no mundo com o nome de "CARGALOQUEIJ". Com a devida autorização o desenho que podem ver, pondo uma queijada de Sintra no bico do bicho , e sirvo-me agora de parte do texto desse meu amigo - por acaso esse meu amigo é anti-

taurino e comentou mesmo num dos meus livros o artigo que escrevi contra os anti-taurinos . 
E assim nasceu esta crónica de grande importância para o futuro da nação, hoje tão parca em valores e iniciativas.

Unidos venceremos!!!

Foi com este pensamento que resolvi juntar á figura criada pelo meu amigo, do cruzamento do “Galo De Barcelos”, com o “Falo das Caldas” as “Queijadas de Sintra”,  transformando esses três simbulos, num só.

O “Galo de Barcelos”, símbolo de fé e justiça, é popular e provinciano com muita honra.
Reza a lenda, que naquela localidade Minhota, um homem condenado á morte por roubo jurou ao magistrado, movido por forte impulso de fé, que um galo que jazia na púcara, se levantaria e começava a cantar.
E assim aconteceu!!! 
Atenção, que nessa época o mágico Luís de Matos todavia não era nascido.

O “Falo das Caldas” nasceu duma encomenda feita por El Rei sr. D. Luís, e começou a ser produzido no “Sitio dos Reis” nos finais do século XIX. Desde então decora e embeleza escritórios, garagens de automóveis, adegas e tertúlias, por todo o país e mesmo no estrangeiro.

As “Queijadas de Sintra” nasceram em Ranholas pelas mãos de Maria Sapa no sec. XVIII embora haja referencias ás mesmas em registos na Torre do Tombo, que datam do sec. XIII no reinado de D. Sancho, em que estas serviam de forma de pagamento de Foros. 
Há muitos anos a esta parte que não se imagina uma corrida no "Campo Pequeno" e não só, sem haver alguém a apregoar alto : "Olha a bela queijada de SINTRA..."

Vamo-nos unir em defesa do que é português, vamos defender com força o que é nosso, porque doutra maneira, onde vai parar o argumento da defesa da cultura popular (gastronómica e não só... ) e da tradição ???

Viva a bela queijada de Sintra!!!

Vamos ajudar a publicitar o Cargaloqueig!!!

Viva o novo símbolo português!!!

Os ícones unidos Vencerão!!! E nós também… sem “Quixotismos”. 

ATENÇÃO!!! : Há um grupo económico Chinês interessado numa unidade de fabrico do "CARGALOQUEIJ" e na sua Comercialização, com o que isso tem de positivo...