MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sábado, 20 de maio de 2017

Moita da Cruz - João Moura...

A imagem pode conter: 1 pessoa

JOÂO MOURA_

Nasceu em Monforte a 24 de Março de 1960, de famílias ligadas á fests, pois é sobrino do falecido ganadero Cláudio de Moura, que para Portugal, adquiriu a famosa ganadaria de Soler.
Começou a tourear aos 10 anos, apresentado-se pela primeira vez em público na praça de touros de Portalegre no dia 26 de Setembro de 1970, e desde logo mostrando uma invulgar intuiçâo, obtendo sucessivos triunfos como o de 21 de Abril de 1974, na Praça do Campo Pequeno, tendo como companheiros de cartaz os já consagrados Manuel Conde e José Mestre Baptista.Ainda como amador começou a tourear por Espanha, onde em 1975 actuou em 22 tardes, continuando a derramar perfume na de 1976.
Assim, era já desnecessário aos olhos dos aficionados, a prova para cavaleiro praticante, que prestou em Montemor-o-Novo, a 2 de Maio de 1976, num festival que alternou com Mestre David Ribeiro Telles, José Maldonado Cortes e Luís Miguel da Veiga.De facto ainda nesse mês triunfaria na apresentaçao em Madrid, na Feira de Santo Isidro; Mais do que conquistar o troféu para o melhor cavaleiro, surpreendeu o público que nele viu um verdadeiro fenómeno.Nessa tarde de 27 de Maio, o touro que lidou tinha o ferro de Joâo Núncio, e  tabem do Califa de Alcácer herdara as duas montadas que ajudaram á sua celebridade, o «Ferrolho» e o «Iportante». Tal o sucesso obtido que é contratado para a corrida da Beneficência a 10 de Julho seguinte que o lança definitivamente, cortando as duas orelhas do touro de Bohorquez, e sai em ombros pela Porta Grande.Sucesso que repetirá por toda a geografia Espanhola e Francesa, além de Portugal onde igualmente fez encher as praças cobrando como ninguém antes o tinha feito.Joao Moura já era primeira figura do toureio mundial. quando lhe é concedida a alternativa das mãos de Mestre David. a 11 de Junho de 1978, tento como testemunha Meste Batista, tendo lidado um touro Palha.
EM 1981, coroou a sua campanha em Países Sul Americanos, com uma actuação triunfal na Monumental da Cidade de Mexico.
Entrou na «guerra das esporas» em Espanha de onde síu triunfante.
Continua com as mesmas «ganas» de um toureiro iniciante.
Á sua fonte todos os toureiros da actualidade beberam da sua água.
Em Portugal tal como nos reinados houve dinastias.....João Branco Núncio, o «Renovador», José Mestre Baptista, o «Revolucioário» e Joâo Moura, o «Fenómeno», transformaram o toureio, dando-lhe outra dimensâo.

MOITA DA CRUZ