MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Barretes de Forcados sujos e sem borlas....

Hoje vê-se "Barretes de Forcado" sujos com sangue de corridas anteriores e mesmo sem a borla...



Ver barretes de forcado, sujos e mesmo sem borla, é hoje uma situação corrente nas nossas praças, assim como o uso de barretes já com a cor perdida. Em relação aos barretes envelhecidos, compreendo por se tratar muitas vezes de barretes que foram de familiares que vestiram uma jaqueta de ramagens.

Quantos aos sujos de sangue e sem borla, não encontro explicação. 

Sujo é sujo, diz o dicionário : " Emporcalhado, manchado, enxovalhado....". É evidente que quem apresenta os barretes nestas condições, ainda que por trás desta opção haja uma qualquer superstição, não se afasta do significado. Superstição diz o dicionário, é um sentimento erróneo, que induz a criar falsas obrigações e que leva á prática de deveres absurdos...
Já imaginaram se um toiro dejecta num barrete que está no chão, e o forcado pensa que o barrete cagado lhe dá sorte ???



Quanto á sujidade estamos conversados!!!

Quanto á falta da borla, e dado que o barrete de campino é igual ao do forcado, lembro uma quadra popular que reza assim :

"O Barrete do Campino
Feito de pano ordinário
Faz-me lembrar um sino
Com o badalo ao contrário ..."

Quanto á falta do badalo, imagino as graçolas da rapaziada... Já comecei a ouvi-las dos meus filhos a quem normalmente leio os meus escritos antes de os publicar... lol,lol,lol...