MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 25 de julho de 2017

Corridas REAIS em Espanha...



A propósito da Corrida Real em Salvaterra, publicamos um apontamento sobre a história de Espanha da autoria de Moita da Cruz...



CORRIDAS REAIS ESPANHOLAS

 Com vagas referências chegaram até nós, o testemunho da primeira Corrida Real, que se conserva registada, na história do toureio, graças ao eurodito Conde de las Navas.
Foi celebrada no ano de 1135, em Varea, lugar próximo de Logronho, com o motivo da coroaçâo de Afonso VII. Segue a que teve lugar em Leâo, no dia de Sâo Joâo, em 1114, para festejar as bodas de de Garcia VI de Navarra com Dona Urraca das Astúrias, filha de Afonso VII  e de Dona Gontroda.Poderá haver outras mais antigas mas nâo há provas.
O Rei D. Carlos II de Navarra, mandou celebrar em Pamplona, no ano de 1585, as primeiras corridas de á solta (vara larga), naquela Comarca, e contratou para esse efeito um cristâo e um mouro, ambos chamados a Saragoça, aos quais pagou cinquenta libras pela sua actuaçâo.

MOITA DA CRUZ