MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Haverá templar e mandar no toureio a cavalo clássico ?

Será que existe o parar, templar e mandar no toureio a cavalo clássico 

 Resultado de imagem para toureio a cavalo em portugal

No toureio a cavalo, sou admirador do clássico quando bem executado, mas sou também admirador do toureio moderno quando é bom.

O toureio a pé evoluiu para o parar, templar e o mandar, e o toureio a cavalo evoluiu da mesma maneira. 
É evidente que no toureio clássico, embora tenha outras virtudes, não existe o temple e o mando e muito menos o parar, porque depois do cite, ou seja no decorrer da sorte, a velocidade do toiro não é controlada nem o cavaleiro manda  e muito menos pára no momento do ferro, como acontece no toureio moderno quando a batida não é mecanizada mas sim sentida pelo cavalo, que pára um ou dois
 segundos ou nem tanto para absorver a investida...

Para os fundamentalistas, o que acabo de escrever é um sacrilégio, mas eu não tenho dúvidas naquilo que acabo de escrever.

Há ainda a considerar o cite que muitas vezes é feito em movimento e fora da linha do toiro, principalmente nos compridos e algumas vezes é até inexistente, o que rouba vantagens ao toiro assim como o aliviar das sortes no 1º tércio.. 
Meus senhores, é bom não esquecer que aos toiros deve-se dar a primazia na investida, e a lide de um toiro não se resume só a dois, três ou quatro curtos bons, muito bons ou óptimos...