MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Crónica- Em Elvas houve toiros e toureiros...

Boa corrida, com excelente moldura humana...



Estavam bem apresentados os toiros da Ganadaria "Rodolfo André ", mas tinham que ser bem toureados...


Faltou Joaquim Bastinhas no Cartel, mas o público tributou-lhe enorme ovação...



J. MOURA CAETANO

Está a terminar a época com uma força enorme.
No 1º que lidou, difícil e com perigo, recebeu-o de forma clássica cravando dois bons compridos (excelente o 2º), para depois ganhar a distância correcta. e aí cravar uma série de curtos de emoção em crescendo, terminando em grande com a correspondente apoteose do público.

No 2º, bem no segundo, acabou com o quadro como é costume dizer-se no mundo do toiro.
Os compridos de praça a praça foram de eleição, assim como os dois primeiros curtos cravados no mesmo registo de praça a praça. Depois sacou o "Temperamento", e lidando correctamente com classe mas sem exageros para ter mais toiro, deu ao toureio sublime a dimensão máxima da trilogia da emoção, da arte e do temple... O primeiro desta série de curtos ficará para a História.
Há ainda a recordar, que, que me lembre, não teve passagens em falso.

MARCOS BASTINHAS

Outras duas esplendidas actuações, ora a esperar pelo toiro dando-lhe vantagens, ora a atacá-lo quando foi preciso.
As sortes praticadas foram do clássico aos ferros com batida, terminando as duas lides com dois pares a duas mãos, sendo nos dois toiros o 2º par a pedido dum público, rendido ao seu toureio e á sua espectacularidade.

A lidar não podia estar melhor, galopando ao revés pelos dois lados, ora de cara ao muro ora de garupa ao muro, montado no "Capa Negra", rodando por dentro em terenos teoricamente impossíveis.

O seu toureio foi sempre seguro, com a espectacularidade habitual que o púbico tanto aprecia..

Encerrou a época em grande como a começou, dando razão ao que comentei há dias, quando disse que não compreendia a razão de não ter constado este ano em mais corridas importantes...

DUARTE PINTO

O classicismo mora com ele e embora lhe tenha tocado o pior lote, esteve sempre por cima dos toiros com o toureio que encanta todos os que gostam do clássico.
No "Visconde" conseguiu ferros de altissimo valor, de frente, de forma cingida, sem enganos e de grande emoção...
O arranjo dos seus cavalos é notável...
O público rendeu-se compreendeu o seu toureio.

FORCADOS

Os Grupos de Évora e Acad. de Elvas resolveram com galhardia os sérios problemas que lhe foram apresentados...