MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 12 de setembro de 2017

MOITA- Onde a solenidade enobrece a fé e não só...

Ninguém pode ficar insensível á Procissão em honra de nª Senhora da Boa Viagem na Moita do Ribatejo..

Resultado de imagem para procissao da moita do ribatejo


O sentimento das gentes Moitenses pela sua Padroeira, sensibiliza mesmo aqueles que estão afastados da religião Católica.
O respeito, a paixão e o apelo á paz no mundo que o povo canta, é um hino aos princípios que deviam assistir a toda a humanidade.

Nossa Senhora da Boa Viagem é a santa padroeira da vila portuguesa da Moita. Esta vertente religiosa tem o seu apogeu, no primeiro domingo da festa, com a Procissão em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem que saiu da igreja pelas 17:00h, percorrendo as principais ruas da vila da Moita, acompanhada pela Charanga a Cavalo da Guarda Nacional Republicana, Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Moita, Banda da Sociedade Recreio Musical Azinhaguense 1º de Dezembro, da Azinhaga do Ribatejo, Banda da Sociedade Filarmónica União Seixalense e pela Banda Musical do Rosário.

Todo o percurso é andado a compasso e os corações de quem a ele assiste ou nele participa, também marcam compasso com o passado e o futuro.

Este ano, como já aconteceu noutros anos, o andor foi levado por jovens do Aposento da Moita que deixaram para longe as loucuras próprias da mocidade e vestiram-se de fé e solenidade, e é para eles que peço sorte para 5ª feira.

Cada ano que passa me sinto mais MOITENSE...