MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Portalegre- Um bom curro proporcionou excelente corrida..

A homenagem aos maestros João Moura, Paulo Caetano e Joaquim Bastinhas, empolgou os seus descendentes...

Foto roubada ao "touroe ouro"

Dos 3 toiros da novel ganadaria ( Irmãos Mouura Caetano), um mereceu chamada do representante da ganadaria a dar volta á praça e os outros saíram quase igualmente bem.
Dos 3 toiros de "Paulo Caetano", dois levaram a que o ganadero a dar volta á praça e o outro saiu igualmente bem.

Dos toureiros, sou a dizer que, estivemos na presença de três conceitos distintos de toureio. Caetano e Bastinhas estiveram ao seu melhor nível, e Miguel Moura. embora menos rodado que os companheiros como é natural, cravou ferros de grande emoção, confirmando o que dele se espera...

MOURA CAETANO

O repouso, a originalidade, a boa equitação, a emoção e o toureio feito arte recheado de temple, foram constantes nos seus desempenhos.
Recebeu os dois toiros com serenidade, dobrando-se de forma cingida ou correndo mais em largo para que os toiros se distendessem. Nas bandarilhas levou a praça ao rubro com batidas cingidas ( o primeiro ferro é de antologia e marca uma época), templando e mandando e parando na reunião o tempo suficiente para cravar.
Como dizem os nossos Hermanos: Vê-lo foi como beber água pura...

MARCOS BASTINHAS

Outras duas actuações fantásticas. Emoção dando vantagens aos toiros, espectacularidade, comunicação total com o público, entrega e boas execuções das sortes, fizeram da sua passagem por Portalegre uma tarde memorável. A propósito : Porque será que este toureiro que atravessa a melhor época da sua carreira, não tem constado em mais corridas importantes ???
Marcos Bastinhas mostrou que é um toureiro diferente com uma alegria contagiante, com um reportório variado que vai das sortes mais clássicas aos quiebros com risco, e terminou as lides com pares a duas mãos de belo efeito e excelente execução .
Com este toureiro, o legado artístico está garantido...

MIGUEL MOURA

Cravou curtos de grande valor, e ainda que não estivesse ao seu nível da cravagem, esteve pleno de entrega e valentia. Eu acredito neste jovem e tenho a certeza que vai ser um enorme toureiro, porque é valente, tem sentido da lide e do improviso, e porque tem alma de toureiro...

Forcados:

O Grp de Potalegre pegou os 3 toiros á 1ª e o de Coimbra pegou um á 2ª e dois á 1ª.  

Grp de Potalegre : André Neves, à primeira, Nelson Batista, à primeira e António Cary, também ao primeiro intento.
Pelos de Coimbra,  João Eusébio, à segunda tentativa, Pedro Silva, à primeira e Rodrigo Desidério à primeira.