MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Zé Palha e Ventura- Uma história que não terminou...

Todos conhecem a amizade que unia os protagonistas da história que vou contar.

Resultado de imagem para diego ventura e josé palha

Há cerca de um ano e pouco encontrei o Zezinho Palha no Porto Alto que me disse que tinha vendido uma égua gadiça ao rejoneador e que este a ía provar á tarde, tendo-me convidado para o acompanhar.
Aceitei, e lá seguimos direito a Pancas. A égua, embora sem arranjo, mostrou qualidades fantásticas, o que suscitou da parte do criador comentários do tipo : "Já me enganaste, se soubesse que era tão boa tinhas pago bem mais..."

A égua seguiu para Sevilha, e passado quase um ano ( dias antes da corrida de Ventura em Montijo) coincidi com o meu amigo José Palha de novo em Pancas, e vimos a égua já rematada de doma, parar um novilho de forma brilhante, mas para Diego, não era todavia suficientemente segura para a sacar no Montijo. Ficou nesse dia assente entre os três que na primeira vez que a toureasse nela em Portugal haveria comemoração. Infelizmente a vida coartou-nos esse prazer...
Estou convencido de que Ventura a irá sacar no sábado como acrescente da sua homenagem ao amigo e ao coudeleiro, que tanto vibrou com outros cavalos celebres do seu ferro como o Ramsés, trovador e Kalinka com os quais toureou Mestre Batista, e tantos outros que se distinguiram como o Trinitá de Gustavo Zenkl...

Esta história quis o destino que não terminasse, mas fica a saudade de um bom amigo e enorme aficionado.