MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Moita da Cruz- A Festa Brava...


Dissertações sobre a evolução da FESTA

Resultado de imagem para toiros em creta

Da festa de touros nâo deve falar-se com ligeireza, e menos escrever com desconhecimento da sua raíz.O assunto merece tratar-se com profundidade por ser sério dentro dos costumes através dos tempos.
,Afesta dos touros é uma imanação popular, ainda que que as corridas tenham origem, num jogo praticado em Creta, no segundo milénio antes de Cristo

 Na cultura greto-micénica, o jogo era uma prática muito antiga, que se conheceu só através de documentos gráficos, originários de Creta. Prática essa que parece ter certa relaçâo religiosa com alguns antigos cultos a Zeus. Alguns detalhes dos jogos cretenses com touros, aparecem como reminiscências sobretudo nas corridas espanholas.
 Alguns consideram as corridas de Creta como um acto religioso, e outros profano. Em ambos os casos existem elementos didícies de distinguir com precisâo
 Estas reminiscências sâo desgraçadamente insuficientes para demonstrar, com evidência, todas as etapas intermédias do processo, entre aquelas corridas e as que presenciamos actualmente.

MOITA DA CRUZ