MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Natal- O Papa Francisco dá-me razão...

O Papa afirmou recentemente, numa homilia no Vaticano:

Resultado de imagem para frases sobre a hipocrisia do natal

"Estamos perto do Natal: haverá luzes, festas, árvores iluminadas, presépios… mas é uma farsa. O mundo continua a fazer as guerras. Não escolheu o caminho da paz", lamentou o Papa Francisco, na homília da missa matinal".

Há poucos dias falava com um amigo que me disse com um ar meio de gozo meio critico: "Está a chegar o Natal, já estou á espera daquelas tuas crónicas de critícas virulentas ao Natal". Eu repostei-lhe que as criticas não eram ao Natal mas sim á hipocrisia.

Disse Friedrich Nietzsch : "Os homens preferem adorar o nada e a mentira a nada adorar, pois para eles qualquer hábito é melhor do que não ter nenhum hábito."

Poucas datas comemorativas despertam tanto o lado sádico das pessoas como o Natal. Em tese, essa época seria de reflexão sobre a conjuntura social do planeta, objetivando a criação de políticas sociais, humanas, que propiciem a igualdade, a fraternidade e, sobretudo, a liberdade dos homens. Na prática nada disso é observado além de alguns axiomas vagos sobre uma solidariedade mal definida.

Resultado de imagem para frases sobre a hipocrisia do natal
Penso que no natal vive a hipocrisia em abundancia. Muitas pessoas passam o ano inteiro brigando, desentendendo-se, odiando-se parece que não há sentimentos como compreensão, perdão, empatia, compaixão revelando-se a maioria das pessoas em gente egoísta, fechada, preocupadas apenas com suas próprias vidas e seus interesses. E de repente fazem crer que vivem noutro mundo, noutras vidas...

Eis que chega o natal, época de grandes abraços e beijinhos. lindos enfeites nas casas, nos jardins, nas ruas, prendas para toda a gente, etc, etc, etc...
É a época de correria na compra de presentes,  da tão sonhada viagem de fim de ano, das férias, de ir ver os progenitores aos velhões ( lares de 3ª idade) e levar-lhe uns chinelos quentinhos, um pijama de flanela e um roupão confortável.


Há muito tempo que se perderam os verdadeiros valores do Natal, do seu verdadeiro significado, de todo os sentimentos envolvidos como o amor, esperança, paz no coração, na alma, na família e na sociedade, a magia de ver a família reunida e feliz sem constrangimentos, e comida farta, ou não...


Depois desta dissertação sobre o Natal inspirada nas palavras do Papa Francisco, já estou a preparar-me para a passagem de ano...

Resultado de imagem para frases sobre a hipocrisia do natal