MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Petição de orelha por M. da Cruz...



A  petiçâo de orelha nas bancadas de uma praça de touros, desde a sombra aos tostados de sol, é um espectáculo interessante, sublime de rumor, frescura e movimento.

Resultado de imagem para corte de orelhas em las ventas

Tanto o primário nestas coisas dos toiros, como o aficionado formado em tauromaquia, manifestam o seu íntimo alvoroço. com vibrante entusiasmo, quando agitam em simultâneo com os parceiros do lado os lenços brancos. É uma faceta simpática, alegre, bonita festa brava, de ouro, seda, sangue e sol.

No entanto, a concessão de orelhas, na maioria das praças é tida com mais ou menos benevolência. Por ser assim, uma orelha cortada em Madrid, tem mais mérito do que a conseguida em outra praça. Há que defender que seja mais rigorosa a sua conquista, aproximando-se o conceito das outras praças da exigência da praça da capital.
Por esse motivo os aficionados sabem distinguir as orelhas que se dâo e as orelhas que se cortam.
 O galardâo da orelha deve fundamentar-se, concretamente, em uma destacada lide ajustada aos «canones»   de parar, templar e mandar, assim como de carregar a sorte, e a execuçâo de matar com a colocaçâo da estocada em todo o alto.