MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 5 de novembro de 2017

Vasco Ribeiro- Um senhor equitador...

Como gosto de equitação, fui - como já aconteceu noutros casos - ver trabalhar Vasco ribeiro e fiquei surpreendido...




A humildade e modéstia deste homem é impressionante, mas sempre que fala de cavalos e de equitação, percebe-se um saber sólido apoiado na sensatez.
Vasco manuel Ribeiro 5/5/79 Mértola residente em Vimiero na quinta do Espigueiro ( Estremoz) começou a montar com 5 anos devido a seu pai ter um gosto grande pelos cavalos onde teve a ajuda do Sr. Joaquim Verissimo. Aos 16 anos foi para Espanha aprender alta escola com Don Eugênio Macias onde esteve de tratador e desbastador. voltando ao seu (nosso)  País com 18 anos, e foi então que abriu o seu centro hípico em Mértola. Depois de trabalhar sozinho para a sobrevivência, apareceu Antonio Ventura em sua casa que lhe pôs um cavalo a desbastar o famoso Ordonez com ferro silveiras .
Desde então conheceu Diego Ventura. Conheceu sua mulher Coralie Baldrey grande cavaleira de Dressage, e mudou-se para o vimieiro onde neste momento tem picadeiro e trabalha em comum com a mulher.
Afirma Vasco Ribeiro : "O facto de ter uma cavaleira de ensino em casa afinou muito a minha equitação que com a ajuda da casa Ventura -onde o conhecimento pelo cavalo é infinito- ajudaram-me muito a evoluir como cavaleiro. Com Diego, todos os dias aprendo".

Hoje por hoje, tem sempre vários cavalos de Ventura para montar, além doutros de vários clientes.

Vê-lo montar é um prazer para um aficionado, porque subjacente ao ensino clássico, vê-se a preocupação do disciplinar das montadas, no difícil equilíbrio que existe entre a sujeição e a liberdade...