MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

História de "Las Ventas" por Moita da Cruz...


A  CORRIDA INAUGURAL DA MONUMENTAL DE MADRID

Resultado de imagem para las ventas

No ano de 1931, o Alcaide de Madrid, D. Pedro Rico decediu organizar uma corrida de benificência, cujo lucro iria reverter a favor de «obreros» desprotegidos.
Em 17 de Junho de 1931, celebrou-se a corrida inaugural, tendo sido lidados oito touros das divisas de D.Joâo Pedro Domec, D. Julian Fernandez Martinez(2), Dona Concepcion Concha y Sierra, D. Graciliano Pérez Tabernero, Coquilla y Rincon, pelos diestros Diego Mazquirán «Fortuna», Marcial Lalanda, Nicanor Villalta, Fausto Barajas, Luis Fuentes Bejerano, Vicente Barrera, Fermin Espinosa e Manolo Bienvenida. Depois do festejo inaugural se fecharam as portas, e só se tornaram a abril a 23 de Maio de 1933, quando da celebraçâo da corrida em honra das misses europeas, tendo-se cortado a primeira orelha na Monumental de Las Ventas, pelo matador António Garcia «Maravilla». A 13 de Julho de 1933, voltaria a abril ao público, na corrida da «Prensa», na qual tomaram parte os rejoneadores António Cañero e José Garcia Carranza «Algabeño» e os espadas Armillita e Domingo Ortega, num empolgante mano a mano, lidando touros Carmen de Federico.
 No domingo de 21 de Otubro de 1934, celebrou-se a corrida oficial da inauguraçâo, da Monumental de Las Ventas. Juan Belmonte, Marcial Lalanda e Joaquim Rodriguez «Gagancho, foram os matadores de tâo importante acontecimento, tendo-se lidado um curro de Murube.

MOITA DA CRUZ