MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

O cartel - Moita da cruz...



O CARTEL DE TOUROS 


Resultado de imagem para cartel de toiros antigo
A Real Academia Espanhola da Lingua, define o cartel como o papel que se fixa na parede para se saber alguma coisa.....
Para o académico e erudito José Maria de Cossío, o cartel de touros, especificamente «é o papel que serve para anunciar as corridas de touros e suas circunstâncias».
Antes do cartel, o anúncio da celebraçâo das corridas de touros fazia-se por procedimentos rudimentares, mediante os meios que dispunham os organizadores. As entidades oficiais utilizavam o pregâo que na praça pública, gritavam alto e a bom som. Este costume publicitário, persistiu até meados do século XIX, depois da apariçâo do cartel-anúncio.
 O historial do cartel-taurino é curioso e interessante. É possível que foi em Sevilha na sua praça da Real Maestranza, de onde se usou pela primeira vez o cartel impresso, na segunda metade do século XVIII, aí por volta de 1761, segundo comunicaçâo do Marquês de Tablantes. Este costume chegou a distintas praças no século XIX , desaparecendo paulatinamente o anuncio por meio de pregâo.
 Dos primitivos cartéis até aos actuais há um largo caminho, onde ressalta uma admirável e bela composiçâo do clorido e artístico.

MOITA DA CRUZ