MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

O cinema e os toiros- Moita da Cruz...


LOS TOROS E EL CINE

Resultado de imagem para o cinema e as touradas

A  cinematrografia já cumpriu um século, e nesse centenário, muitos cineastas em Espanha e fora dela, se ocupara de temas taurinos.  Em 28 de de Dezembro de 1895, no Grande Café, de Paris, os irmâos Lumière, apresentaram o seu invento referente á cinematrografia. Apenas depois da primeira câmara primitiva de Albert Propmio, fez-se a a primeira exibiçâo de cine em Espanha. Foi em 15 de Maio de 1896, intalando-se o projector num local do edificio do hotel Russia, no nº 34, hoje 32, a rua de San Jerónimo, de Madrid.
Depos de terem sido diversas provas em Espanha, Eduardo Jimeno, durante as festas de Outubro do ano de 1896 em Zaragoza, filmou uma reportagem da saída da missa da Basílica del Pilar.O primeiro tema taurino com o título de «Arrivèe des toreador», se rodou em 18 de Outubro de 1896.  A prjecçâo durou um minuto, e apareciam imagens de gente saindo da Praça de Touros de Madrid, na chamada «carretera de Aragón», ou de Fuente del Berro, que ocupava o solar donde se encontra hoje o Palácio de Desportos da Comunidade de Madrid, ao final da Avenida de Filipe II..
 Desde 1898 a casa «Lumière produziu entâo, películas de assuntos taurinos, tais como «Bandarillas I e II».  «Ttranslado de los Cojones», «La Lidia», «Estocada», «Picadores», «Muerte del Toro», e mais de trinta e tal, agrupando-se bob o título «Courses de Taureaux».

MOITA DA CRUZ