MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sábado, 17 de março de 2018

Gente diferente - José Broega...

Gente diferente

José Broega (AP. MOITA)
Entrou para o AP MOITA no ano de 2003, fez o primeiro treino no dia 18 de janeiro e fardou-se a primeira vez no dia 23 de agosto desse mesmo ano. Tinha apenas 14 anos. A principio começou a fardar-me apenas nos juvenis e a primeira vez que pegou neste grupo de jovens foi no dia 13 maio na Azambuja, um novilho-toiro da ganaderia Veiga Teixeira à primeira tentativa, era cabo de juvenis o Ricardo Cabral. Nos primeiros anos de grupo nao teve muitas oportunidades nem para pegar nem para se fardar, na altura o grupo tinha muitos e bons forcados já consagrados, como Joao Camejo, Luis fera, Ricardo cabral, Francisco Ilaco, Guilherme camejo, Antonio peças, e foi com estes que com humildade foi aprendendo era então cabo o Helder Queiros que na altura foi apostando nele gradualmente.

No ano (2006) época da despedida de Helder Queiros, começou então a fardar-se e a pegar mais Em 2008 foi escolhido para cabo de juvenis tendo permanecido neste cargo apenas uma temporada, no ano de 2009 passou o testemunho a José Maria Bettencourt.

Dos 50 toiros que tem pegados ao longo de 10 temporadas há que destacar, o de Mexico em 11 de abril de 2010, o do Campo Pequeno em 14 maio de 2009, o de Almeirim em 21 de outubro de 2008 em que o toiro o pôs dentro das tabuas, o de alcacer do sal em 4 de outubro de 2009, o de almeirim em 26 de setembro de 2010 em que ganhou o trofeu da melhor pega.
Este é o Forcado Zé Broega o homem que está para além disso é muito mais.
No tempo em que acompanhei o AP MOITA, reparei sempre nas qualidades humanas do Broega. Moitense de alma e coração tornava-se notado por não se fazer notado, ao mesmo tempo que mostrava um equilibrio e um conceito de amizade notáveis. A maneira como se entregou a Nuno de Carvalho de forma discreta mas continua, após o acidente deste, é o reflexo do homem na sua máxima grandeza em humanismo e seriedade.
Ao Vê-lo no Campo Pequeno no meio da praça ao lado do amigo, fez-me pensar que vale a pena viver e conhecer gente desta grandeza.. No dia a dia da vida, onde o cinismo, o egoismo e falsidade imperam, ainda há quem não queira mais dos amigos que coisa nenhuma, e na minha opinião, a vida vista sem a grandeza de sentimentos, torna-se pouco mais que pó ou lama.  
A forma permanente como o Broega sorri, mesmo nos momentos mais sérios, leva-me ao poeta que escreveu assim :
Esboça-se sempre um sorriso nos seus lábios
E os seus olhos ficam mais distantes,
Um novo sonho...
E, mais uma vez, o vejo cristalizar
Num ideal cintilante e puro,
Vendo-se mesmo num vago olhar
A força duma caminhada errante...
Pela Amizade..-

Se eu tivesse que escolher alguém para simbolo da Amizade, escolheria entre poucos, muito poucos mesmo... o Zé Broega.