MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 15 de março de 2018

Sacámos do face esta crónica do Dr. Ricardo Castanheira (Conselheiro Técnico, na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER), em Bruxelas) que pela sua pertinência e coragem, publicamos em baixo com a devida vénia.
Resultado de imagem para ricardo castanheira
O BURACO É MAIS ABAIXO!..

Resultado de imagem para garraiada da queima das fitas

O referendo sobre a Garraiada na Associação Académica de Coimbra é uma ficção. Votaram apenas 6000 estudantes das dezenas de milhar que compõe o universo eleitoral. Qual a legitimidade deste resultado poder-se-ia perguntar?!..
Mas o essencial de tudo isto é que quem vota são sempre os mesmos - regra geral sindicatos eleitorais organizados - uma minoria que aproveita do desinteresse e do silêncio da esmagadora maioria. Neste caso, trata-se acima de tudo de compreender o alcance da Garraiada no âmbito de uma tradição académica que a Coimbra (e não ao resto do país) diz muito.
Se querem terminar com esta parcela da Queima deveriam, por maioria de razão, e não invocando os direitos dos animais (que isso é outra estória), propor-se acabar com o resto, porquanto o Cortejo virou uma fantochada sem sentido crítico (desconhecem que “a bebedeira há que ser idealista”); os Bailes um desfile de mau gosto; o fado perdeu para o Hip Pop; as noites do Parque transformadas em “rave parties” e, pelo caminho, perdeu-se o Amor à Briosa e a tudo quanto significa estudar em Coimbra.
Em suma, esta decisão de uma minoria organizada contra as tradições coimbrãs é contra a memória e contra a história de Coimbra. Ao perder-se isto a rapaziada pode ir estudar para Lamego ou para as Caldas que o resultado é o mesmo.